AUTOVIP

AUTOVIP

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

“POLÍCIA FEDERAL CONCLUI “OPERAÇÃO RESGATE II” QUE ERRADICOU MAIS DE 230 MIL PÉS DE MACONHA NO SERTÃO PERNAMBUCANO EVITANDO ASSIM QUE 74 TONELADAS DA DROGA ABASTECESSE PONTOS DE VENDA DE DROGA EM RECIFE E NO NORDESTE”.













A Polícia Federal em Pernambuco através da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, deflagrou no dia 05.09.2013 e concluiu no dia 11.09.2013, a operação “RESGATE II” - que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.

A operação contou com um efetivo de aproximadamente 70 policiais federais vindos de diversos estados (Alagoas, Brasília, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Juazeiro). Os policias trabalharam com incursões terrestres, fluviais e aéreas. Para isso, tiveram o apoio de várias viaturas, 02 (duas) aeronaves da CAOP – Coordenação de Aviação Operacional da PF/DF, 04 (quatro) embarcações e 01 (um) cão farejador.  A Operação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e de colaboradores contratados para o auxílio da retirada dos pés da droga.  Na ação foram alcançados os municípios de Belém de São Francisco/PE, Betânia/PE, Cabrobó/PE, Canapi/AL, Carnaubeira da Penha/PE, Floresta/PE, Ibimirim/PE, Inajá/PE, Manari/PE, Mata Grande/AL, Mirandiba/PE, Salgueiro/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE).

BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO RESGATE II
Pés Erradicados
     230 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 230 mil pés
77 toneladas
Plantios Destruídos
68
Mudas Destruídas
63.387
Maconha Pronta
584kg
















Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais, três pés de maconha equivalem a aproximadamente 1(um) quilo da droga, logo se dividirmos 223 mil pés por 3 (pés) teremos a quantidade de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes corresponde a 77t (setenta e sete) toneladas de maconha. Durante o ano a Polícia Federal realiza de 03 (três) operações de erradicação de maconha o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão, o que pode ser confrontado com as apreensões realizadas da droga no estado. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).


As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir droga de boa qualidade o que tem aumentado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento de apreensão pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.