ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

“POLÍCIA FEDERAL EM PERNAMBUCO INICIA INVESTIGAÇÕES SOBRE POSSÍVEL TRÁFICO DE ADOLESCENTE PARA O EXTERIOR COM INOBSERVÂNCIA DAS FORMALIDADES LEGAIS”.


A Polícia Federal em Pernambuco tendo em vista matéria veiculada num periódico local na data de hoje, bem como o comparecimento à sede da Polícia Federal de um funcionário público para prestar depoimento relatando, em tese, possível tráfico de seres humanos, informa que nas narrativas apresentadas pelo denunciante JAILSON VIANA CHACON, recifense, 46 anos, professor de história, dão conta de que ele desenvolve projetos sociais de cultura popular com o Projeto Batuque do Sertão no município de Arco Verde/PE, tendo conhecido desde 2012, nesse projeto, o adolescente de 17 anos, ADRIANO LOPES PEREIRA DA SILVA e como percebeu que ele tinha talento para o futebol resolveu incentivá-lo a integrar a equipe sub-17 do Santa Cruz Futebol Clube lá ficando até o ano de 2013 quando foi dispensado pelo clube.

Em março deste ano, recebeu um telefonema de sua mãe MARIA DE FÁTIMA LOPES DE LIMA, solicitando que o jovem ficasse hospedado em sua residência no Recife/PE por uma semana até que fosse para o alojamento do Sport Clube Recife, pois havia sido contratado recentemente, tendo permanecido por lá até 04/04/2014 e que o clube de futebol já havia lhe pago a importância de R$ 4.000,00 (quatro) mil reais. No dia 06/04/2014 recebeu outra ligação da genitora de ADRIANO informando que ela tinha o autorizado a viajar para o Rio de Janeiro/RJ porque havia realizado um contrato com um grupo de pessoas para viajar até o Qatar no Emirados Árabes, ganhando a quantia de R$ 15.000,00 (quinze mil) reais mensais para jogar por lá.

No dia 07/04/2014 foi informado novamente por sua mãe que ele tinha sido forçado e enganado a embarcar num avião fretado com destino a Stambul na Turquia e não para o Qatar como havia sido combinado na companhia de mais 02(dois) rapazes e 04 (quatro) pessoas da organização e que pode perceber que o lugar parecia ser uma espécie de castelo. Após contato com representante Sport Clube Recife ficou esclarecido que tal menor nunca foi contratado pelo clube, nem sequer existe qualquer vínculo de patrocínio com a empresa adidas como consta na cópia do contrato assinado, sendo, portanto, tal documento falso.

AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL:
Após o professor ter sido ouvido em termo de depoimento, inquérito policial foi instaurado, visando investigar a possível saída do jovem para o exterior, caracterizando assim, em tese, o crime de tráfico de adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais com o fito de obter lucro, cujas penas variam de 4 a 6 anos de reclusão e, caso haja o emprego de violência, grave ameaça ou fraude, as penas podem chegar até 8 anos de reclusão, conforme o artigo 239 do Estatuto da Criança  e do Adolescente.

Outras possibilidades não serão descartadas tais como tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, tráfico de órgãos, tráfico de pessoas para fins de trabalhos análogos à escravidão, bem como a possibilidade do adolescente ainda se encontrar no Brasil.


EM TEMPO O ADOLESCENTE JÁ FOI ENCONTRADO e está na casa de seus pais biológicos em Cascavel no Paraná, e possivelmente deve ter recebido dinheiro dos seus genitores para se deslocar até aquele estado, onde forjou uma história inverídica a fim de que pudesse justificar sua ida para lá. ADRIANO foi adotado legalmente desde os 02 (dois) dias de nascido com a anuência de seus verdadeiros pais que desde então deixaram Arcoverde/PE e foram morar em Cascavel/PR. As investigações prosseguem no sentido de ouvir o menor e os pais no sentido de saber qual a motivação que proporcionou a saída dele para outro estado sem ter avisado previamente a sua mãe adotiva. O adolescente foi descoberto após uma ligação feita pela Polícia Federal até a residência de seus pais biológicos, os quais confirmaram a presença do ADRIANO em sua companhia. A previsão de retorno dele ao estado ainda não está definida.