ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 6 de março de 2015

“POLÍCIA FEDERAL/PE CONCLUI A 1ª OPERAÇÃO DE ERRADICAÇÃO DE MACONHA NO ANO DE 2015 DENOMINADA - OPERAÇÃO EXPURGO I - ERRADICANDO 270 MIL PÉS, EVITANDO ASSIM QUE 90 TONELADAS DA DROGA ABASTECESSEM O MERCADO CONSUMIDOR NO NORDESTE”.















A Polícia Federal em Pernambuco, deflagrou no dia 24.02.2015 e concluiu no dia 04.03.2015, a operação “EXPURGO I” que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.

A operação contou com um efetivo 50 policiais federais e 06 policiais militares do Corpo de Bombeiros. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de 03 (três) aeronaves sendo uma da CAOP- Coordenação de Aviação Operação da Polícia Federal, outra do GTA-Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar-PE e a terceira do CIOPAER-Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas/CE. Nesta ação foram alcançados os municípios de Orocó/PE, Cabrobó/PE, Santa Maria da Bela Vista/PE, Belém do São Francisco/PE, Carnaubeira da Penha/PE, Floresta/PE, Betânia/PE, Manari/PE e Ilhas do São Francisco.

BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO “EXPURGO I” – FEV/MAR - 2015
Pés Erradicados
270 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 300 mil pés
90 toneladas
Plantios Destruídos
62
Mudas Destruídas
99 mil
Maconha Pronta
89 kg













                                                       

Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais do Instituto Nacional de Criminalística/DF, três pés de maconha equivalem em tese a aproximadamente 1(um) quilo da droga, logo se dividirmos 210 mil pés por 3 (três) teremos a quantidade de 70t (setenta) toneladas de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes.

No ano de 2014 as estatísticas apontam que:
1.290 (um milhão, duzentos e noventa mil pés) de maconha foram erradicados - (maior desde 2010);
430t (quatrocentos e trinta toneladas) de maconha deixaram de ser produzida – (maior desde 2009);
328 (trezentas e vinte e oito) plantações foram destruídas – (maior desde 2010);
538 (quinhentos e trinta e oito mil) mudas foram destruídas – (maior desde 2010);
4.113t (quatro toneladas e cento e treze quilos) de maconha pronta para o consumo- (recorde histórico);

Durante o ano a Polícia Federal realiza entre 3 a 4 operações de erradicação de maconha, o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.


Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.