ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 13 de março de 2017

COLUNA A HORA DA CIDADANIA COM O DELEGADO ERICK LESSA

Resultado de imagem para erick lessa

ESTUPRO E SUAS GRAVES CONSEQUÊNCIAS!

Tivemos a divulgação recentemente do número de estupros registrados no estado de Pernambuco, no ano de 2016, e temos quatro cidades despontando como líderes nesse nefasto e hediondo crime, que traz graves consequências para sua vítima.

Segundo dados da SDS-PE (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco), foram registrados 1825 casos de estupro no nosso estado no ano de 2016. Desse total, Recife aparece como líder no número de casos (365 – um por dia), seguido por Jaboatão dos Guararapes (135), Olinda (117), Paulista (72) e Caruaru, com 49 registros.

É preciso ser ressaltado, que no ano corrente (2017) esse número não apresenta sinais de arrefecimento, já que segundo dados também da SDS-PE, apenas no mês de janeiro foram registrados 148 casos de estupro em Pernambuco, chamando atenção das autoridades e da sociedade para refletir sobre essa grande quantidade de ocorrências.

Antes de mais nada, o registro e a busca por socorro por parte das vítimas ainda não chega sequer a 50%, pois na maioria das vezes a mulher se sente constrangida de levar tal fato às autoridades e pedir providências, pois expõe sua intimidade e sua vida privada. Portanto esse número ainda é muito maior do que o que foi efetivamente registrado. Além disso, na maioria dos casos, segundo estudos recentes, as vítimas são adolescentes e mulheres jovens, enquanto que os violentadores são, pessoas próximas, como parentes, falsos amigos da família, vizinho e as vezes, o próprio companheiro, que abusa sexualmente de quem deveria proteger.

O crime de estupro, sem sombra de dúvidas, deixa a mulher com marcas profundas, muito difíceis de serem superadas, já que constrange, com absurda violência, a liberdade sexual da mulher, retirando seu direito mais básico de se relacionar com o companheiro de sua absoluta preferência.

É imperioso que a sociedade tenha ciência desses dados e discuta com seriedade sobre as consequências desse grave crime e se sinta estimulada a não aceitar essa prática, que vem degradando e trazendo graves traumas e muito sofrimento a mulheres, que são submetidas a tamanha violência.

A mulher que tenha sofrido essa violência e às pessoas que tenham conhecimento de um fato dessa natureza, nosso apelo é que seja feita a devida denúncia junto às autoridades para que haja a responsabilização dos agressores.


Fica a reflexão. Fique atento à próxima edição, que é divulgada todas as segundas-feiras aqui no blog do Adielson Galvão.