Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“POLÍCIA FEDERAL REALIZA A PRISÃO DE 04 PERIGOSOS ASSALTANTES DE BANCO E SEQUESTRADORES DE PESSOAS”.









Policiais Federais através da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio-DELEPAT-, conseguiram prender no dia 27.11.2013, (quarta-feira), por volta das 19hs, quatro suspeitos que fazem parte de uma perigosa quadrilha de assaltantes de banco especializada na ação conhecida como “sapatinho” (sequestram o gerente e o levam até a agência para assaltar o banco),no momento em que eles, apesar de não confessarem, estavam tentando se reunir para realizar um possível planejamento com o objetivo de investir contra um veículo de transporte de valores no centro do Recife/PE e esquematizar mais um sequestro de gerente de banco em Olinda/PE e no Cabo de Santo Agostinho/PE.

De posse dessas informações bem como das características físicas dos suspeitos e do veículo em que eles estavam ocupando, um fiat siena, de cor prata e placas KHK7631, foi montada várias equipes de policiais federais, os quais começaram a empreender diligências em vários pontos da cidade visando averiguar a veracidade das informações e também descobrir a localização dos assaltantes no intuito de realizar suas respectivas prisões, haja vista que todos eles tem mandado de prisão preventiva decretada.

A ação teve seu desfecho final quando por volta das 19hs, os federais localizaram o veículo suspeito com quatro ocupantes em seu interior, parado num posto de gasolina na cidade de Olinda/PE e que fica próximo ao terminal de ônibus e, numa ação de abordagem rápida e eficaz por parte dos policiais federais, os suspeitos foram cercados e ordenado que saíssem da viatura com as mãos sobre a cabeça e ao saírem do carro todos foram presos e algemados. Na investida os detidos apresentaram como forma de identificação, carteira de identidades falsas, os quais confessaram ter adquiridos na feira de peixinhos por R$ 2.000,00 (fazem isso para ao serem parados numa barreira, a polícia ao acessar o banco de dados do sistema prisional de procurados e foragidos da justiça, não venham a ser presos e também para conseguir emprego omitindo seus nomes verdadeiros). Na ocasião um dos presos ao ver que estava sem saída, desesperou-se e começou a se jogar no asfalto provocando alguns hematomas em seu corpo e resistindo à prisão, afim de imputar tais ferimentos aos policiais que participaram da prisão. Na ação foram presos:

(1º) MARCOS ANTONIO DO NASCIMENTO VANDERLEY, vulgo “marcos barreiros”, 38 anos, natural de Barreiros/PE, sem ocupação e sem residência fixa. Por ocasião da sua prisão estava usando documentação falsa e se identificando como sendo – SAMUEL VASCONCELOS DE FRANÇA.  Considerando o líder da quadrilha e principal articulador de diversos assaltos cometido em Pernambuco, estava cumprindo pena no presídio Aníbal Bruno por ter participado de vários assaltos, sequestros e tráfico de drogas nos anos de 1995, 1998 e 2003, sendo sentenciado a mais de 60 anos de reclusão. Conseguiu fugir de vários estabelecimentos prisionais, ficando na situação de foragido em virtude de mandado de prisão ter sido expedido em seu desfavor. Já foi preso por mais de três vezes sempre pelo crime de assalto a estabelecimento bancários com sequestro de seus respectivos gerentes.

(2º) FÁBIO GOMES, vulgo “coroa”,49 anos, natural de Santos/SP, autônomo, sem residência fixa. – Por ocasião da sua prisão estava usando documentação falsa e se identificando como sendo – LUIS EDUARDO CASTRO VIEIRA. É integrante da facção criminosa PCC – Primeiro Comando da Capital que domina os presídios paulistas. Estava cumprindo pena na Penitenciária Barreto Campelo e quando progrediu para o regime semi-aberto não retornou mais ficando na situação de foragido em virtude de mandado de prisão ter sido expedido em seu desfavor. Já foi preso por mais de quatro vezes sempre pelo crime de assalto a estabelecimento bancários nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná, e Pernambuco.

(3º) GILBERTO SANTIAGO DE MELO, vulgo “careca”, 41 anos, natural de Recife/PE, ajudante de pedreiro e residente no bairro de Casa Amarela/PE. Por ocasião da sua prisão estava usando documentação falsa e se identificando como sendo – GILBERTO NAZÁRIO DE MELO.  Estava cumprindo pena no presídio Aníbal Bruno por ter participado de um assalto a uma agência do Banco do Brasil de Ipojuca/PE no ano de 2001, e quando progrediu para o regime semi-aberto não retornou mais ficando na situação de foragido em virtude de mandado de prisão ter sido expedido em seu desfavor. Já foi preso por mais de três vezes sempre pelo crime de assalto a estabelecimento bancários, sendo sentenciado a mais de 55 anos de reclusão.


(4º) JOSÉ HUMBERTO BRASILEIRO, vulgo “ninho”, 38 anos, natural de Recife/PE, auxiliar de serviços gerais e residente no bairro de Casa Amarela/PE. Por ocasião da sua prisão estava usando documentação falsa e se identificando como sendo – JOSÉ MÁRIO GOMES DA SILVA.  Estava cumprindo pena no presídio Aníbal Bruno por ter participado de um assalto a uma joalharia em Boa Viagem/PE no ano de 2009, e quando conseguiu liberdade provisória não compareceu mais à Justiça para assinar termo de compromisso ficando na situação de foragido em virtude de mandado de prisão ter sido expedido em seu desfavor. Já foi preso por mais de duas vezes sempre pelo crime de assalto a estabelecimento bancários e joalheiras.

Após o término dos trabalhos investigativos os presos foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levados para a Superintendência da Polícia Federal, que fica localizada no cais do apolo, para a formalização dos procedimentos de Polícia Judiciária, em seguida fizeram exame de corpo de delito e foram recambiados para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.


Os presos foram autuados pela prática dos crimes previstos nos art. 304, 329 e 288 do CPB, do Código Penal Brasileiro (uso de documento falso, associação criminosa e resistência à prisão) e caso sejam condenados poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 9 anos de reclusão. Foram apreendidos, o veículo fiat siena, as carteiras de identidades falsas, além de 09 (nove) aparelhos celulares.