ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

POLÍCIA CIVIL APRESENTA NO RECIFE, RESULTADO DA OPERAÇÃO "PONTO FINAL", QUE RESULTOU NA PRISÃO DE DEZ VEREADORES EM CARUARU.

Dr. Salustiano Albuquerque, Dr Osvaldo Morais e Dr. Erick Lessa.

Chefe da polícia Civil no Estado, Dr. Osvaldo Morais.
Dr. Romano Costa.
O presidente do inquérito Dr. Erick Lessa, apresentou os detalhes.






Aconteceu hoje (quinta-feira, 19) pela manhã, a coletiva de imprensa, sobre a prisão dos 10 vereadores de Caruaru, na sede da Polícia Civil, no Recife. Na apresentação, os delegados da Polícia Civil, o Gestor Operacional do Interior - 01 Dr. Erick Lessa, o chefe geral da Polícia Civil Dr. Osvaldo Morais, o subchefe da Polícia Civil Dr. Romano Costa e o delegado chefe do interior-01 Dr. Salustiano Albuquerque, que apresentaram poucas novidades, entre elas, que um vereador aceitou fazer a delação premiada. No entanto, de acordo com o delegado Erick Lessa, o nome não pode ser revelado, para não atrapalhar as investigações. A delação premiada pode diminuir em até dois terços a pena do acusado.
A “Operação Ponto Final” resultou na prisão de vereadores envolvidos em esquema de corrupção. As investigações estavam sendo realizadas há seis meses. Participaram dos trabalhos 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Além de serem presos sob acusação de corrupção, os vereadores Val (DEM), Evandro Silva (PMDB) e Cecílio Pedro (PTB) foram autuados em flagrante, por porte ilegal de arma. Com o peemedebista foram encontradas duas espingardas calibres 36 e 38 e um revólver calibre 38. Na residência de Val (DEM) a Policia Civil encontrou um revólver 38, duas espingardas calibres 12 e 32 e um rifle. Na casa de Cecílio Pedro foi encontrado um revólver calibre 38. São mais complicações, já que para essas armas encontradas os vereadores não teriam porte de arma.
De acordo com o delegado Erick Lessa, mais um vereador da base do governo, pode ser preso por estar envolvido no crime de concussão, ao qual os vereadores presos estão sendo acusados. Devido as investigações, o delegado Erick Lessa não informou o nome, mas o certo é que está num grupo de 13, já que outros quartos governistas já estão presos.
O primeiro a falar foi o chefe geral da Polícia Civil Osvaldo Morais, que explicou os motivos das investigações. “Em razão de denúncias anônimas que chegaram aqui, iniciamos uma investigação para averiguar as denúncias e percebemos que existiam mesmo as denúncias. Depois disso, conseguimos chegar até as provas que culminaram com a prisão dos vereadores.
O delgado Erick Lessa, explicou que o projeto em questão da propina foi o BRT, votado na última terça-feira. “A investigação se baseou nessa premissa que desde junho, quando várias notícias foram veiculadas sobre esse suborno”, diz Lessa. De acordo com o texto do inquérito que culminou com a prisão dos dez vereadores de Caruaru, cerca de R$ 2 milhões seriam rateados entre os edis envolvidos no caso. Os detalhes desse montante e como ele seria supostamente dividido, serão apresentados nessa quinta-feira numa coletiva de imprensa na Secretaria de Defesa Social.
O dinheiro em questão estaria sendo negociado para que o projeto do BRT fosse aprovado na Câmara Municipal, com isso, Caruaru teria autorização para adquirir o empréstimo de 250 milhões para a construção da obra. Após seis meses de investigação, a Polícia Civil esperou que o projeto fosse aprovado na Sessão ordinária de terça a noite. Com isso, os mandados foram emitidos e os vereadores presos.
As defesas dos edis garantem que eles são inocentes e que as acusações não procedem e prometiam entrar como o pedido de habeas corpus ainda nesta quinta-feira.
Ao todo, continuam presos: Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (PS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS).





Os novos vereadores tomaram posse hoje pela manhã.

Saiba quem são os suplentes que tomaram posse: no lugar de Eduardo Cantarelli (SDD), assumiu Joel da Gráfica (DEM), que teve 1.958 votos; no de Evandro Silva (PMDB), assumiu Rosimery da Apodec (DEM), que teve 1.349 votos; na vaga de Cecílio Pedro (PTB), assumiu Alecrim (PSD), que teve 3.284 votos e está em período de pós-cirurgia, podendo tomar posse em até 15 dias; na de Jadiel Nascimento (PROS), assumiu Rodrigues da Ceaca (PRTB), que teve 1.452 votos; no lugar de Jajá (PPS), assumiu Carlinhos da Ceaca (PPS), que teve 1.264 votos; no de Louro do Juá (SDD), assumiu Nino do Rap (DEM), que teve 1.440 votos; no de Val (DEM), assumiu Duda do Vassoural (DEM), que teve 2.020 votos ; no lugar de Val das Rendeiras (PROS), assumiu Jaélcio Tenório (PRB), que teve 1.287 votos; no de Neto (PMN), assumiu Tenente Tibúrcio (PMN), que teve 1.390 votos; e no de Sivaldo Oliveira (PP), assumiu Pastor Carlos Santos (PRB), que teve 1.413 votos.