ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sábado, 28 de dezembro de 2013

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO QUE APURA ENVOLVIMENTO DE VEREADORES DE CARUARU EM CRIMES.







O gestor da Dinter-1, delegado Salustiano Albuquerque, esteve presente na apresentação.

O delegado Erick Lessa, é o presidente do inquérito.














Foi apresentada na Delegacia Regional de Caruaru, na tarde desta sexta-feira (27), a conclusão do inquérito da Operação Ponto Final, que foi realizada no dia 18 de dezembro deste ano, e que resultou com a prisão de 10 vereadores de Caruaru: Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Val das Rendeiras (PROS) e Pastor Jadiel (PROS) e seis da oposição – Val (DEM), Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Jajá (PPS), Neto (PMN) e Evandro Silva (PMDB), que já estão soltos. O inquérito apura a participação dos vereadores investigados, em crimes de concussão, formação de quadrilha, porte e posse de armas e corrupção passiva. 

A apresentação foi feita pelos delegados de Polícia Civil, o responsável pelas investigações Dr. Erick Lessa, o Dr. Frederico Marcelo e Dr. Diogo Melo Victor que ajudaram nas investigações e o gestor da Diretoria Integrada do Interior-1 Dr. Salustiano Albuquerque.

O delegado Erick Lessa, detalhou a participação dos vereadores nos crimes praticados e disse que três deles foram apontados como os mentores do esquema para pedir propina ao Executivo Municipal. “Cecílio Pedro (PTB) e Sivaldo Oliveira (PP) são os líderes da organização criminosa por parte da base do governo e Val (DEM) era o líder por parte da oposição. Foram usadas escutas ambientais para colher as provas. A operação foi iniciada em junho e em dezembro todas as provas foram reunidas”, disse.

Foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e apreensão, 37 depoimentos e 756 horas de interceptarão telefônica, além de captação de áudio e vídeo. São Mais de 500 páginas de inquérito policial.

Cada vereador poderia pegar até 56 anos de prisão, com exceção de Sivaldo e Cecílio, que pegariam 28 anos cada um, devido à insuficiência de provas, mesmo considerados líderes do grupo. O caso de Jadiel também é particular, já que ele cooperou com a polícia durante a prisão preventiva, mas também será investigado sobre as circunstâncias do empréstimo de R$ 30 mil. Eles são investigados sobre um suposto esquema de concussão – para obter vantagens em razão de suas funções, na votação principalmente do projeto de criação do sistema Bus Rapid Transport (BRT), corrupção passiva e organização criminosa.

VEREADORES INVESTIGADOS DÃO ENTREVISTA COLETIVA PARA TENTAREM SE EXPLICAR.
image

Logo após coletiva de imprensa com a Polícia Civil em Caruaru, a respeito da Operação Ponto Final, que investiga um suposto esquema de concussão de 10 vereadores caruaruenses, houve a coletiva dos acusados, no Hotel Eduardo de Castro. O primeiro edil a se pronunciar foi Evandro Silva (PMDB).
“Eu fui uma mesma oposição, quer dizer que fiz isso pra ganhar alguma coisa?”, questionou. O vereador garantiu ser inocente. “A inocência minha é total. Não há nada que incrimine do recebimento da propina. O próprio prefeito disse isso”, desabafou.
Evandro, aliás, deu a entender que o processo de investigação teria se desenrolado de forma mais fácil porque a maioria dos vereadores faz oposição. “Há pouco mais de 60 dias eu disse na Tribuna que Caruaru não precisava de casa legislativa, pois não o prefeito não aceita oposição”, continuou.
Ele citou ainda que analisou o projeto do BRT, cuja votação é um dos pontos investigados pela polícia. “Quanto ao BRT, havia irregularidades que identificamos no empréstimo para o projeto. Nós criamos a CPI do projeto, e pedimos informações sobre os limites desse empréstimo. Nós questionamos o projeto. Nós não tivemos direito à defesa”, completou.

Evandro e os outros nove vereadores estão com suas atividades de vereador suspensas por 180 dias.