ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

“POLÍCIA FEDERAL REALIZA O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PARA 1.250 VIGILANTES ATUAREM DENTRO DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO E DIVULGA TREINO REALIZADO PARA DESEMBARQUE DAS DELEGAÇÕES DE FUTEBOL NO AEROPORTO DOS GUARARAPES.






A Polícia Federal em Pernambuco começou no dia 1º/04/2014 e vai até o dia 30/04/2014 o cadastramento biométrico de 1.250 vigilantes em Pernambuco que irão participar da segurança privada na copa do mundo dentro dos estádios de forma integrada com os órgãos de segurança pública.

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
Para fazer o curso de grandes eventos exigido pela FIFA foram disponibilizados 03 (três) Papiloscopistas Policial Federal para a realização desse cadastramento com atendimento de até 100 pessoas por dia na sede da Polícia Federal, que fica situada na avenida cais do Apolo nº 321, bairro do Recife Antigo.

Tais profissionais estão passando por um “CURSO DE EXTENSÃO EM SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS”, para atuação nos locais onde haja grande concentração de pessoas. O currículo do curso foi amplamente discutido entre a Polícia Federal e as entidades de classe representativa dos trabalhadores e das empresas do segmento, com a participação da Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, tendo sido formatado em 50 horas-aula e deverá ser ministrado pelas empresas-escolas aos vigilantes que forem trabalhar em eventos com multidões, como ginásios esportivos, estádios de futebol, shows, feiras agropecuárias, etc.

OS STEWARDS como são chamados são agentes que trabalham dentro dos estádios para orientar o espectador durante a realização da partida. Como o seu objetivo é o de, principalmente, educar, eles não portam qualquer tipo de arma. O treinamento terá disciplinas com enfoque em controle de acesso aos locais dos eventos, gerenciamento de público, gestão de multidões, direitos humanos e resolução de situações de emergência. As Polícias Militares e Civis nos Estados ficarão com a fiscalização fora dos estádios de futebol, em ruas no entorno, nos aeroportos, portos, ruas e avenidas das cidades-sedes.

O resultado dessa iniciativa traduz-se no fato de que, em breve, as empresas que prestam o serviço de vigilância patrimonial somente poderão empregar nesses eventos vigilantes que tenham concluído o referido curso, sob pena de serem autuadas ao pagamento de multa e de outras penalidades pela Polícia Federal, que é a responsável pelo controle da segurança privada no Brasil.

O curso de extensão, que é complementar ao curso de formação do vigilante, terá foco nas matérias de gerenciamento de público, gestão de multidões, enfocando o respeito aos direitos humanos e à promoção da igualdade racial, e visa dotar o profissional de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da atividade de segurança das pessoas e do patrimônio nos recintos onde forem realizados grandes eventos, adotando medidas preventivas e repressivas nos limites de suas tarefas no âmbito operacional da estrutura de segurança, numa função complementar às atividades dos órgãos estatais de segurança e serviços, sem prejuízo das competências que são específicos dessas forças, com o fim de prover a segurança de todos os envolvidos no evento, assegurando um ambiente confortável, seguro e de perfeita normalidade e harmonia para os organizadores e espectadores.

Segundo dados da Coordenação-Geral de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal - CGCSP, atualmente há cerca de 600 mil vigilantes trabalhando regularmente na atividade de segurança privada, mediante contrato de trabalho com empresas especializadas e orgânicas, no universo de aproximadamente 2 milhões de pessoas que concluíram o curso de formação de vigilantes e que estão cadastradas na PF.

SIMULADOS PARA DESEMBARQUE DAS DELEGAÇÕES:

A Polícia Federal em Pernambuco, juntamente com a Infraero e outros órgãos (Forças Armadas, Receita Federal,  Anvisa, Anac, Base Aérea), dentro de suas áreas de competência e que são responsáveis em manter de uma forma rápida e segura das delegações de futebol e dos chefes de estado que participarão dos jogos da Copa do Mundo na Arena da Copa que fica situada em São Lourenço da Mata/PE, começaram a realizar simulados para testar as formas de deslocamento desde a chegada das aeronaves, passando pelas posições de deslocamento interno, até a saída do aeroporto.

O objetivo é que esse deslocamento seja realizado com segurança e que não haja nenhum impacto para os usuários do aeroporto quando as delegações estiverem em embarque ou desembarque, sem que possa alterar a rotina de quem usa o aeroporto. Durante o simulado de receptivo realizado no aeroporto dos Guararapes foi usada uma aeronave cedida pela Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou e decolou com voluntários no lugar dos integrantes das delegações. Um ônibus aguardava no pátio do aeroporto para levar a suposta delegação direto ao hotel onde ficaria hospedada.

O público não terá acesso às delegações, já que elas vão sair por pontos estratégicos do aeroporto, sem passar pelos portões convencionais de embarque e desembarque. Aos torcedores, restará apenas a tentativa de ver de longe os jogadores que vão chegar à capital pernambucana para o evento.

O simulado é baseado na Matriz de Eventos e Atividades, feita pelos órgãos que participaram da ação, e é realizada para atender solicitação da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Hoje às 9hs na sede da Polícia Federal que fica situada na rua cais do Apolo 321, bairro do Recife antigo, os Delegados de Polícia Federal ANTONIO DE PÁDUA VIEIRA CAVALCANTI e ALEXANDRE ALMEIDA DE LUCENA, ambos responsáveis pela Coordenação Regional de Grandes Eventos da PF, estarão dando maiores detalhes sobre essas duas ações (recadastramento biométrico de vigilantes e simulados de desembarque das delegações de futebol).


Na ocasião a imprensa poderá ter acesso aos vigilantes bem como ao processo de identificação biométrica, além de terem acesso a um vídeo que será fornecido com a simulação de desembarque das delegações realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes.