ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

“POLÍCIA FEDERAL DIVULGA AS PENAS ESTABELECIDAS PELA JUSTIÇA FEDERAL À 13 ASSALTANTES DOS CORREIOS DENTRO DA OPERAÇÃO COFRE FÁCIL.”






















A Polícia Federal em Pernambuco divulga as penas estabelecidas pela 4ª e 13ª Varas da Justiça Federal com relação a diversos crimes cometidos por assaltantes de agências dos correios dentro da Operação denominada “COFRE FÁCIL”, batizada assim, em razão da facilidade com que os bandidos tinham para a realização dos assaltos. A operação que teve a sua conclusão no dia 25.02.2013 desarticulou uma perigosa quadrilha armada especializada em assaltos a agências dos Correios em todo o estado de Pernambuco, os quais foram responsáveis por mais de 20 (vinte) assaltos no período de 1(um) ano.

Tais bandidos começaram a ser presos no decorrer das investigações realizadas pela Polícia Federal que de uma forma integrada e conjunta com a Polícia Militar/PE (15º Batalhão, 5ª CIPM, 17º BPM e 18º BPM) repassava informações acerca dos locais e horários das investidas dos bandidos às respectivas agências, o que culminava com a frustração dos assaltos realizados e a conseqüente prisão de alguns integrantes em diversas locais tais como: Cabo de Santo Agostinho/PE, Ponte dos Carvalhos/PE, Ipojuca/PE, Camaragibe/PE, Barreiros/PE, Sanharó/PE e Abreu e Lima/PE.

O modo de atuação dessas quadrilhas era sempre o mesmo: os bandidos entravam nas agências dos correios, tomavam as armas dos vigilantes e retinham as pessoas no interior da agência não as deixando sair e quem entrava era rendido e colocado junto das outras vítimas, em seguida parte dos bandidos iam até o cofre da agência e do guichê de atendimento levando toda a quantia enquanto que os outros criminosos ficavam do lado de fora dando cobertura com viaturas ou motos para empreender fuga após os assaltos, atirando inclusive contra o efetivo policial.

Os crimes praticados pela quadrilha variam de acordo com o seu grau de participação e envolvimento em delitos previstos nos artigos 121 c/c 14, inciso I, 157 § 2º, incisos I e II, e 288 do Código Penal Brasileiro (tentativa de homicídio, roubo qualificado com emprego de violência e arma de fogo e formação de quadrilha) cujas condenações ensejariam penas que somadas ultrapassavam os 30 anos de reclusão.

Constatou-se com essa ação que as penas de reclusão foram maiores para aqueles assaltantes que atiraram contra o efetivo policial, que utilizaram arma de fogo usando de violência para com as pessoas, fazendo-as reféns ou mentiram para a justiça não colaborando para elucidação dos fatos. Tais ações integradas entre as polícias federal e militar, inquérito conduzido de forma a demonstrar a autoria e culpabilidade dos infratores, aliado a ação do Ministério Público Federal e Justiça Federal através de um julgamento exemplar aplicando penas a altura da gravidade dos fatos, fez com que a ação desses criminosos pudessem diminuir sensivelmente em nosso estado.

Essas penas representam apenas a condenação de  um julgamento, e como esta quadrilha realizou assaltos em diversas localidades, tais penalidades ainda podem aumentar sensivelmente quando os outros crimes forem julgados.

RETROSPECTO:

*      DURANTE A OPERAÇÃO COFRE FÁCIL FORAM PRESOS: - 25/02/2013 - 4ª VARA FEDERAL

ü  (1º) ROBERTO FRANÇA DE SOUZA RAMALHO, vulgo “rob”, 24 anos, jogador de futebol profissional tendo atuado pelo time juniores da cabense, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Não possui antecedentes criminais.  
(CONDENADO A 8 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (2º) JONATH VIDAL DA SILVA, 26 anos, micro empresário-(ramo de distribuição de internet), natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Não possui antecedentes criminais.
(CONDENADO A 7 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (3º) RAFAEL BEZERRA DA SILVA, 21 anos, estudante, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Baixo-Recife/PE. Possui antecedentes criminais.
(CONDENADO A 12 ANOS DE RECLUSÃO)
Ø  Fase final da operação onde foram cumpridos vários mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em diversas localidades aos remanescentes da quadrilha.


*      PRESOS NO CABO PELO 18º BPM 25/02/2013 - 4ª VARA FEDERAL

ü  (4º) EMANUEL DA MOTA SILVEIRA, vulgo fofão, 32 anos, pedreiro, natural de Recife/PE e residente no bairro de Dois Unidos-Recife/PE. Possui antecedentes criminais.
        (CONDENADO A 14 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (5º) FERNANDO SILVESTRE TAVARES DE LIMA,  27 anos, monitor, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Não possui antecedentes criminais.
        (CONDENADO 8 ANOS DE RECLUSÃO)
Ø  Informações repassadas pela Polícia Federal à policiais militares do 18º BPM, culminou com a prisão de dois suspeitos quando estavam tentando investir contra a agência dos correios na cidade de Ipojuca/PE.

*      PRESOS EM ABREU E LIMA 17º BPM – 06/02/2013 – 13ª VARA FEDERAL

ü  (6º) RODRIGO CABRAL DA SILVA, 26 anos, impressor gráfico, natural de Recife/PE e residente no bairro de San Martin/PE. Possui antecedentes criminais;
              (CONDENADO A 26 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (7º) MAVIAEL BARBOSA DA SILVA, 31 anos, servente, natural de Recife/PE e residente no bairro do Ibura/PE. Possui antecedentes criminais;
        (CONDENADO A 26 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (8º) MARCOS ANTONIO BARBOSA, 26 anos, desempregado, natural de Recife/PE e residente no bairro de Sitio Novo/PE. Possui antecedentes criminais;
        (CONDENADO A 26 ANOS DE RECLUSÃO)
Ø  Nesta ação os bandidos invadiram a agência dos correios em Abreu e Lima/PE fizeram várias pessoas de reféns e em seguida com a chegada da Polícia Militar usaram as vítimas como escudo humano para sair da agência, atirando contra o efetivo policial, empreenderam fuga e foram em seguida perseguidos e presos.

*      PRESOS EM SANHARÓ PELO 15º BPM e 5ª CIPM – 25/01/2013 – 4ª VARA FEDERAL

ü  (9º) CARLOS RAFAEL RAMOS VITAL DE SOUZA, 23 anos, natural de Recife/PE, 2º grau completo, motorista e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
              (CONDENADO A 5 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (10º) DANIEL VITOR CUNHA REGO, 22 anos, natural de Recife/PE, 2º grau incompleto, mecânico e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
        (CONDENADO A 5 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (11º) LEANDRO MÁRCIO SILVA DE OLIVEIRA, 25 anos, natural de Recife/PE, 1º grau incompleto, ajudante de pedreiro e residente no bairro do Jordão Alto. Possui antecedentes criminais;
        (CONDENADO A 5 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (12º) ALEXANDRO FERREIRA DOURADO JÚNIOR, vulgo “juninho paraíba”, 19 anos, estudante, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Possui antecedentes criminais; (É visto nas imagens abaixado com uma arma esperando os policiais saírem)
        (CONDENADO A 6 ANOS DE RECLUSÃO)
ü  (13º) RILSON DA SILVA SOUZA, 18 anos, natural de Recife/PE, 2º grau incompleto, estudante e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais; (Saiu da agência e trocou tiros com os militares)
              (CONDENADO A 20 ANOS DE RECLUSÃO)
Ø  Nesta ação dois bandidos entraram armados, tomaram a arma do vigilante fazendo as pessoas de reféns. Um dos bandidos que estava dando cobertura do lado de fora da agência ao perceber a chegada da polícia militar fugiu da agência com arma em punho disparando contra os militares e quando a viatura saiu em perseguição, outro bandido que havia ficado dentro da agência empreende fuga sendo posteriormente capturados.