ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“POLÍCIA FEDERAL REALIZA A PRISÃO DE UM PERIGOSO SUSPEITO COM VASTA FICHA CRIMINAL QUANDO ESTAVA PARA RECEBER DE UM MENOR 4 QUILOS DE CRACK.






A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na tarde do dia 25/08/2014, por volta das 14h, CLODOALDO RAPOSO DE OLIVEIRA, vulgo “coroa, branco ou galego”, 54 anos, sem ocupação, casado, natural de Portalegre/RN e residente em Paulista/PE- (possui uma vasta ficha criminal): Já foi preso em 1981, 2002, 2011, 2014 – fugiu de estabelecimentos prisionais em 1988, 1997, 2011 – sentenciado em  25/10/2002 – 9 anos,  em 06/12/2002 – 11 anos, em 25/10/2002 – 20 anos, em 25/10/2002 – 15 anos (total das penas 46 anos) – estava em liberdade condicional desde 25/10/2013. Crimes cometidos: assalto utilizando arma de fogo com violência, latrocínios, falsidade ideológica, uso de documento falso, homicídio e formação de quadrilha.

A prisão aconteceu em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, visando reprimir o tráfico de drogas na capital pernambucana, tais averiguações evoluíram e deram conta de que aconteceria uma entrega de material entorpecente através de uma pessoa que estaria vindo de ônibus do sul do país. Diante dessas informações bem como das características físicas do suspeito foram montadas várias equipes de policiais federais que se deslocaram até o TIP-Terminal integrado de passageiros no Curado/PE e ficaram fazendo vigilância a uma certa distância no intuito de localizar, identificar e prender o possível suspeito.

A ação teve seu desfecho final quando os federais após observaram vários ônibus, perceberam a chegada de um indivíduo menor de idade que desceu do coletivo com uma mala de rodinhas no terminal procedente de Mato Grosso/MT com as mesmas características apontada na investigação, tendo sido acompanhado de perto pelos policiais. Após o desembarque, colocou créditos no seu celular, fez uma ligação e seguiu em direção à estação do metrô onde se encontrou com um segundo suspeito (CLODOALDO) que após comprar dois bilhetes e tentar seguir viagem foram de pronto abordados pelos policiais federais que ao verificar o interior da mala através de uma busca minuciosa encontraram 04 (quatro) tabletes de crack cujo peso bruto totalizou 4Kg (quatro quilos).

Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos o menor foi apreendido e o outro detido recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e levado para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado por tráfico interestadual de entorpecentes e associação (artigo 33, 35 e 40 da Lei 11.343/06) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após as praxes processuais o preso foi submetido a exame de corpo de delito no IML-Instituto Médico Legal e em seguida recambiados para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficarão à disposição da Justiça Estadual de Recife/PE. Além da droga, também foram apreendidos 03 (três) aparelhos celulares.  Já o menor P.V.G.C de 16 anos, natural de Cuiabá/MT foi encaminhado para a DPCA-Diretoria de Proteção à Criança e ao Adolescente para serem tomadas as providencias cabíveis.

Em seu interrogatório CLODOALDO informou que estava atualmente em liberdade condicional, tendo cumprido mais de 33 anos de prisão por vários crimes que havia cometido. Disse também que através de um amigo que conheceu na prisão (não deu maiores detalhes) e que foi morto recentemente num assalto a uma agência bancária em Recife/PE, através de troca de tiros com a polícia foi contatado para receber uma pessoa que traria droga para Recife/PE de Cuiabá/MT. Após receber a droga a guardaria em local seguro e ficaria esperando um contato telefônico para realizar a entrega do entorpecente, não tendo recebido qualquer quantia por esse serviço. Informou também que é a primeira vez que atua com tráfico de drogas e que arriscou-se em razão de estar passando por situação financeira difícil. Já o menor foi aliciado por traficantes de Cuiabá/MT (não deu detalhes sobre os criminosos) e quando entregasse a droga receberia a quantia de R$ 2.000,00(dois mil) reais.

Após fracionado os 4Kg de crack daria para fazer aproximadamente 16 mil pedras e seria usado para abastecer ponto de venda de droga em Jaboatão, Curado e Cabo de Santo Agostinho. Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos locais de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

·         Em 2013 a PF apreendeu 2.327Kg de maconha, 378 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína pura e prendeu 45 pessoas por envolvimento como o tráfico de drogas;

·         Está é a 25ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco. Até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg de pasta base de cocaína,11,8Kg de crack, 4.493Kg de maconha, 5,8Kg de haxixe e 43Kg de cocaína pura, 9.000 comprimidos de Artane, tendo sido presas 30 pessoas e 01 menor por envolvimento com o tráfico de drogas;