ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

“POLÍCIA FEDERAL/PE CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO TEMPORÁRIA DE DOIS SUSPEITOS DA MORTE DO PROMOTOR DE ITAÍBA/PE”.

Fazendeiro José Maria Barbosa chega à sede da PF, no Recife, onde presta depoimento (Foto: Luna Markman / G1)
Fazendeiro José Maria Barbosa chega à sede da PF, no Recife, onde presta depoimento (Foto: Luna Markman / G1)

A Polícia Federal em Pernambuco informa que ontem, dia 28.10.2014, apresentou-se na Superintendência Regional da PF/PE, situada na Avenida Cais do Apolo, 321, bairro do Recife Antigo, JOSÉ MARIA PEDRO ROSENDO BARBOSA, um dos principais suspeitos da morte do Promotor THAGO FARIA SOARES, ocorrida no dia 14 de outubro de 2013 em Itaíba, agreste pernambucano e que já estava foragido há mais de 1 ano.
Fazendeiro chegou acompanhado da esposa e de advogados; após depor, ele ficará preso no Cotel (Foto: Luna Markman / G1)
Fazendeiro chegou acompanhado da esposa e de
advogados; após depor, ele ficará preso no Cotel
(Foto: Luna Markman / G1)
O suspeito chegou na sede da PF por volta das 18:30h e foi levado à presença da autoridade policial, Delegado de Polícia Federal ALEXANDRE ALVES, responsável pela investigação, dando cumprimento ao Mandado de Prisão Temporária expedido 36ª Vara Federal de Pernambuco, informou sobre a sua respectiva prisão e logo após começou a interrogá-lo por cerca de 2 horas a respeito dos fatos que estão em apuração.

Após prestar esclarecimentos ele foi conduzido para o IML-Instituto de Medicina Legal a fim de ser submetido a exame de corpo e delito e em seguida levado para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará numa cela especial à disposição da Justiça Federal. O prazo de Mandado é de 30 dias prorrogados por igual período. As investigações correm sob segredo de justiça, sendo assim, não poderá ser dado nenhum esclarecimento sob o teor do seu depoimento.

Na mesma oportunidade também foi dado cumprimento ao Mandado de Prisão Preventivo expedido pela Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal de Garanhuns/PE.

Na data de hoje (29/10/2014), na cidade de Senhor do Bomfim/BA, policiais federais, com apoio da Polícia Civil da Bahia, deram cumprimento ao mandado de prisão temporária de José Marisvaldo Vitor da Silva, conhecido por “Passarinho”, em razão de ser mais um suspeito da morte do promotor de justiça Thiago Faria Soares. Ele teria participado do homicídio e teria fortes vínculos com o preso José Maria, inclusive tendo também se evadido de Águas Belas na mesma data em que ocorreu o assassinato, nunca mais tendo sido visto no local.

A federalização do caso aconteceu a pedido do Ministério Público Estadual a  Procuradoria-Geral da República e foi decidida pelo Superior Tribunal de Justiça; O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal responsável pela circunscrição de Itaíba/PE.
Promotor trabalha no comarca de Itaíba, no Agreste (Foto: Facebook/Arquivo Pessoal)
Promotor trabalhava na comarca de Itaíba
(Foto: Facebook/Arquivo Pessoal)
O promotor THIAGO FARIA SOARES estava acompanhado da noiva, MYSHEVA MARTINS, e do tio dela, quando dirigia pela PE-300, no município de Itaíba, no dia 14 de outubro de 2013. Segundo simulação ocorrida em 23 de dezembro, os três foram perseguidos por um carro. O homem que estava no banco de trás desse veículo atirou com uma espingarda 12, acertando o promotor. Mysheva saiu do carro do noivo e se protegeu no barranco; o tio dela também saiu do veículo e andou pelo acostamento. Os atiradores voltaram e o homem que estava atrás atirou outras três vezes, antes de deixar o local do crime. Mysheva e o tio escaparam ilesos.

Antes da federalização, uma das linhas de investigação apontava para uma discórdia sobre a posse da Fazenda Nova, que fica em Águas Belas, também no Agreste. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, o posseiro das terras, teve de deixar o local depois de uma ação judicial. Por causa de uma dívida trabalhista na Justiça Federal, Mysheva Martins conseguiu comprar a sede da fazenda. Nesse processo, ela teria recebido ajuda do noivo, o promotor Thiago Faria. Na desapropriação, ele esteve na fazenda com um oficial de Justiça. Irritado com o caso, José Maria Pedro Rosendo Barbosa, segundo a polícia, teria encomendado a execução do promotor ao cunhado, Edmacy Cruz Ubirajara, que esteve preso e foi solto no dia 18 de dezembro. Até o momento, no entanto, José Maria está foragido.