ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sábado, 29 de novembro de 2014

“POLÍCIA FEDERAL/PE CONCLUI “OPERAÇÃO ANGICO III” QUE ERRADICOU APROXIMADAMENTE 210 MIL PÉS DE MACONHA EVITANDO ASSIM QUE 70 TONELADAS DA DROGA ABASTECESSEM PONTOS DE VENDA EM RECIFE/PE E NO NORDESTE E FAZ APREENSÃO HISTÓRICA DE MACONHA PRONTA PARA O CONSUMO”.











A Polícia Federal em Pernambuco com apoio do Corpo de Bombeiros, deflagrou no dia 21.11.2014 e concluiu no dia 27.11.2014, a operação “ANGICO III” – (nome dado a vegetação nativa) que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.

A operação contou com um efetivo 60 policiais federais e 08 policiais militares do Corpo de Bombeiros. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de 01 (uma) aeronave da CAOP- Coordenação de Aviação Operação da Polícia Federal.  Nesta ação foram alcançados os municípios de Orocó/PE, Cabrobó/PE, Santa Maria da Bela Vista/PE, Belém do São Francisco/PE, Carnaubeira da Penha/PE, Floresta/PE, Betânia/PE, Manari/PE e Ilhas do São Francisco.

BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO “ANGICO 3” – AGOSTO - 2014
Pés Erradicados
210 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 300 mil pés
70 toneladas
Plantios Destruídos
69
Mudas Destruídas
3 mil
Maconha Pronta
128kg













                                                       

Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais do Instituto Nacional de Criminalística/DF, três pés de maconha equivalem em tese a aproximadamente 1(um) quilo da droga, logo se dividirmos 210 mil pés por 3 (três) teremos a quantidade de 70t (setenta) toneladas de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes.

No ano de 2014 as estatísticas apontam que:
1.290 (um milhão, duzentos e noventa mil pés) de maconha foram erradicados - (maior desde 2010);
430t (quatrocentos e trinta toneladas) de maconha deixaram de ser produzida – (maior desde 2009);
328 (trezentas e vinte e oito) plantações foram destruídas – (maior desde 2010);
538 (quinhentos e trinta e oito mil) mudas foram destruídas – (maior desde 2010);
4.113t (quatro toneladas e cento e treze quilos) de maconha pronta para o consumo- (recorde histórico);

Durante o ano a Polícia Federal realiza de 3 a 4 operações de erradicação de maconha, o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.


Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.