ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 30 de março de 2015

“POLÍCIA FEDERAL DIVULGA DETALHES E PROVIDENCIAS TOMADAS A RESPEITO DO ROUBO OCASIONADO NA CASA MUSEU DA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE NO BAIRRO DE APIPUCOS/PE”.















 



A Polícia Federal em Pernambuco tendo em vista a ocorrência de dois roubos consecutivos ocorrido na madrugada dos dias 16 e 27/03.2015, na CASA MUSEU CASA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE que fica localizada no bairro de Apipucos/PE, esclarece que a ação ao que tudo indica sem descartar nenhuma outra hipótese teve a participação direta de uma ou duas pessoas (na primeira vez entraram na casa museu pela parte de trás do imóvel forçando a grade de ferro e a segunda vez entraram pelo parte superior quebrando o telhado que dá acesso ao banheiro).

Ao tomar conhecimento dos fatos a Polícia Federal, através da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-DELEMAPH, deslocou uma equipe de policiais federais, formada por agentes, delegados, peritos e papiloscopista no intuito de realizar as primeiras investigações, perícias de vestígios de local de crime e depoimentos de algumas pessoas que presenciaram os fatos. Inquérito policial foi instaurado e as investigações vão prosseguir, no sentido de identificar, localizar e prender os possíveis autores deste roubo. Incursões estão sendo feitas no local diariamente pela Polícia Federal com apoio da Polícia Militar onde está havendo trocas de informações de possíveis suspeitos que moram naquelas cercanias com o objetivo de elucidar e resolver o caso no mais curto espaço de tempo.

Foram roubados até agora diversos objetos de prata e de outro como: anéis, pulseiras, relógios, canetas, facas, garfos, colheres, medalhas e condecorações recebidas pelo escritor!Ao que tudo indica, sem descartar nenhum possibilidade, as peças foram roubadas por pessoas que estão visando apenas o valor aquisitivo das peças e não o valor histórico para fins de tráfico de obras de arte que movimenta cerca de 4 bilhões ao ano, onde tal ação criminosa, perde apenas para o tráfico de drogas e de armas!

Em ambos os casos foram colhidos no local impressões digitais e amostras de sangue em uma toalha e numa das medalhas condecorativas que foram deixadas para trás pelo criminoso.Tais vestígios irão subsidiar as investigações que estão em andamento no sentido de identificar os possíveis autores com lançamentos das impressões digitais no banco de dados criminal da Polícia Federal e outros organismos e segurança pública bem como da feitura de exame de DNA com o memso fim!Caso sejam presos serão autuados pela prática contida nos artigos 62 da lei 9.605/98 (deterioração de bem especialmente protegido- pena: 1 a 3 anos de reclusão) e art. 155, §4º do Código Penal (furto qualificado – pena 2 a 8 anos de reclusão).

Os policiais detectaram também algumas vulnerabilidades no local como ausência de câmeras filmadoras dentro e ao redor da casa museu como também a não existência de nenhum profissional de segurança privada ou estadual que possa fazer a vigilância do museu, o que o torna o local ainda mais sucesptível a roubo como esses que vem acontecendo

A Polícia Federal adverte as pessoas que não adquiram os objetos subtraídos porque poderão responder pela prática de crime de receptação tipificado no art. 180 do Código Penal – pena 3 a 4 anos , inclusive, em sua modalidade qualificada, se destinados à atividade comercial – pena 3 a 8 anos). Devido ao valor histórico e cultural que todas essas peças representam para Pernambuco, Brasil e o Mundo é importante que quem tiver conhecimento da venda de tais objetos ou pessoas suspeitas denunciem imediatamente para o disk denúncia através do número 3421-9595, afim de que tal criminoso seja preso e as obras recuperadas.