ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

“POLÍCIA FEDERAL DIVULGA DETALHES DA APREENSÃO DO MENOR RESPONSÁVEL PELO FURTO NA CASA MUSEU DA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE NO BAIRRO DE APIPUCOS/PE BEM COMO RECUPERAÇÃO DE PARTE DO MATERIAL LEVADO”.


A Polícia Federal em Pernambuco, através Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-DELEMAPH com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio-DELEPAT e 2ª seção do 11º Batalhão da Polícia Militar, tendo em vista a ocorrência de dois roubos consecutivos ocorrido na madrugada dos dias  16 e 27/03.2015, na CASA MUSEU FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE que fica localizada no bairro de Apipucos/PE, ESCLARECEque ao tomar conhecimento dos fatos a Polícia Federal, deslocou uma equipe de policiais federais, formada por agentes, delegados, peritos e papiloscopista no intuito de realizar as primeiras investigações.

APREENSÃO DO MENOR:
Dentro da casa-museu foram colhidos vestígios de local de crime (amostras de digitais e sangue), bem como depoimentos de algumas pessoas a respeito dos fatos. Inquérito policial foi instaurado e após levantamentos, trocas de informações policiais e elaboração com o respectivo cruzamento de dois laudo papiloscópicos (impressões digitais) chegou-se a localização e autoria do crime praticado pelo menor H.L.O.S, de 15 anos, residente no bairro de Nova Descoberta-Recife/PE, que foi apreendido no dia 31.03.2015, tendo sido trazido para prestar esclarecimentos por sua mãe na sede da polícia federal e em seguida liberado onde responderá por ato infracional semelhante aos contidos nos artigos 62 da lei 9.605/98 (deterioração de bem especialmente protegido- pena: 1 a 3 anos de reclusão) e art. 155 do Código Penal (furto  – pena 1 a 4 anos de reclusão). O Inquérito será relatado e concluído nos próximos dias, haja vista ter apontado a autoria delitiva, com a respectiva recuperação de algumas peças furtadas e depois será remetido para a  Vara da Infância e da Juventude no Recife/PE, a qual cuidará de jugar o caso envolvendo o menor.

EXAMES REALIZADOS

Os laudos feitos por papiloscopistas (profissional que analisa impressões digitais) apontaram que as duas digitais colhidas no local do crime nos dois dias em que foi detectado a invasão e o consequentemente furto na casa museu Gilberto Freyre são mesmo do menor, bem como as amostras de sangue com feitura do DNA, fazendo com que o caso fosse concluído, não restando dúvidas da autorida do crime.
RECUPERAÇÃO DE PARTE DOS MATERIAIS FURTADOS

Também foram recuperados ontem, dia 08.04.2015, com a ajuda da família do menor parte dos objetos furtados (20 medalhas e uma caneta, que faziam parte do acervo do museu), os quais estavam escondidos num imóvel que fica localizado no bairro de Nova Descoberta. Estão sendo procurados outros objetos de prata e de ouro tais como: anéis, pulseiras, relógios, canetas, facas, garfos, colheres, medalhas e condecorações recebidas pelo escritor! A Polícia Federal adverte as pessoas que adquiriram os objetos furtados que poderão responder pela prática de crime de receptação tipificado no art. 180 do Código Penal – pena 3 a 4 anos , inclusive, em sua modalidade qualificada, se destinados à atividade comercial – pena 3 a 8 anos). Devido ao valor histórico e cultural que todas essas peças representam para Pernambuco, Brasil e o Mundo é importante que quem tiver conhecimento da venda ou compra de tais objetos, denunciem imediatamente para o disk denúncia através do número 3421-9595 ou entreguem voluntariamente ao responsáveis pela casa museu Fundação Gilberto Freyre afim de que elas possam voltar ao acerco da Fundação Gilbeto Freyre.

DEPOIMENTO DO MENOR

Em seu depoimento o menor disse que não estuda nem trabalha e que depois que deixou a escola começou a consumir droga, primeiro maconha, cola e há cinco meses estava fazendo uso de crack e quando queria comprar a droga começava a pedir esmolas às pessoas que passavam na rua. Já com relação ao furto, informou que no primeiro dia (16.03.2015) estava fumando crack perto da Fundação Gilberto Freyre quando resolveu pular do museu e quando entrou no imóvel e viu  os objetos de prata e ouro (facas,  anéis, pulseiras, relógios, canetas, facas, garfos) e saiu logo em seguida do imóvel foi quando começou a vender os objetos, oferecendo a todas as pessoas que passavam pela rua, bem como no Mercado de Casa Amarela, tendo arrecadado com a venda a importância de R$150,00 (cento e cinquenta reais). Disse ainda que não se lembra de ter voltado no segundo dia (27.03.2015)novamente na casa museu, porém, apesar de negar, os vestígios colhidos (impressões digitais) deram positivo como sendo sua. Informou também que já esteve no Conselho Tutelar de Casa Amarela, mas nunca esteve no Juizado da Infancia e Juventude ou cumpriu media socio-educativa;

Dentre um dos fatos interessantes no percurso da invetsigação está no fato de que um dos policiais federais que estava a frente das invetsigações e apreensão dos objetos furtados, sensibilizado com a situaçao da família e do menor que é usuário de crack, conseguiu autorização do conselho tutelar para o que o menor seja internado, amanhã, dia 10/04/2015, num programa de recuperação de viciados em drogas, promovido por uma instituição religiosa!