ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUZA


A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Estamos iniciando hoje, a Coluna Opinião de Mulher. Um espaço onde iremos abordar temas da atualidade e debater ocorrências relevantes em nosso país e localidade. Para começarmos, é oportuno lembrar que no dia 10 de Dezembro foi comemorado o dia internacional dos Direitos Humanos. Diante disso, trazemos a reflexão que a violência contra as mulheres é a violação mais generalizada desses direitos. E o feminicídio, sua expressão mais extrema.

Segundo o Mapa da Violência 2015, o Brasil tem a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que crimes de ódio contra a mulher sejam mapeados e divulgados periodicamente. Segundo a instituição, o procedimento auxilia em investigações e ajuda a criar políticas de segurança de acordo com os perfis das regiões.

Porém, faltam dados de qualidade, recursos orçamentários para a implementação das políticas públicas, continuidade e coordenação das políticas e planos nacionais, acesso à justiça com visão de impunidade zero e mudança nos padrões culturais patriarcais que naturalizam a violência contra as mulheres no país.

O mapeamento dos crimes cometidos contra as mulheres no país é de extrema importância, mas faz-se necessário não revelar apenas o quantitativo, e sim, avançarmos também nos debates sobre esse problema tão legítimo. É imprescindível disseminar o perfil do feminicida, explorar os mecanismos de proteção existentes e empoderar as mulheres para que, a qualquer sinal mínimo de violência, as mesmas busquem suporte. Precisamos avançar em políticas preventivas. Fica a reflexão.

Esse foi a nossa Opinião de Mulher de hoje. Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com.