ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

COLUNA HORA DA CIDADANIA COM O DELEGADO ERICK LESSA


A DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO DEVEM SER RESPEITADOS.

O ex-presidente de República Luiz Inácio Lula da Silva teve sua condenação confirmada em segundo grau (no TRF-4) sediado em Porto Alegre, na última quarta-feira (24) de forma unânime, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A defesa pode entrar com recursos ao próprio tribunal regional federal ou aos tribunais superiores, para reformar o julgamento. Esse direito deve ser preservado e respeitado por todos, já que são recursos previstos na legislação vigente e em nossa Constituição Federal.

Mesmo com todos os direitos garantidos pelo nosso ordenamento jurídico, várias declarações foram feitas, muitas delas contestando o julgamento colegiado do recurso.
Para não estender muito a coluna vamos trazer apenas dois posicionamentos publicados: o primeiro de José Guimarães, deputado federal do PT-CE, líder da minoria da Câmara dos Deputados – “essa condenação além de injusta, só fortalece a mobilização que será iniciada no país para defender a candidatura de Lula às eleições presidenciais. Não aceitamos eleição sem Lula”.

Já a senadora do PT-PR, Gleisi Hoffman, presidente do Partido dos Trabalhadores disse: “o corporativismo sobrepôs a Constituição, a legalidade, a democracia, sustentando o golpe e os interesses da elite brasileira. Temos de nos preparar para lutar. É na rua que vamos ganhar!”.

Não há outra saída para o nosso país que não seja pelo respeito à democracia, o estado de direito, a legislação em vigor e às instituições. Infelizmente, exatamente o contrário do que está sendo levantado por essas duas lideranças, acima citadas. Claro que eles podem e devem, como todos nós brasileiros, lamentar que um presidente da República, que construiu sua história defendendo a ética, a democracia e o direito dos trabalhadores, envolver-se, dessa maneira, num mar de corrupção e ser condenado por tal ato, entretanto, um país das dimensões do Brasil, só pode ir à frente se houver o respeito às instituições, principalmente ao poder judiciário, que tem o poder e o dever de dizer o direito.

Que a nossa nação e suas lideranças, independente da ideologia que defenda, aprenda, mesmo diante de tantos percalços, a respeitar os poderes constituídos e suas decisões, e não conclamar a população, principalmente àquela mais desprovida de instrução, para levá-la a todo lado, como uma massa de manobra, em total afronta à democracia e ao estado de direito.

Fica a reflexão. Esteja atento à próxima edição da coluna Hora da Cidadania, que é divulgada todas as segundas-feiras. Você pode dar sugestão de temas, fazer críticas e elogios através do e-mail: ericklessa04@gmail.com.

MASCARENHAS PNEUS