Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 25 de julho de 2018

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUZA



O CUSTO DO CUIDADO É SEMPRE MENOR QUE O DO REPARO

Na última segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde de Caruaru apresentou para população os dados referentes aos casos de Sífilis na gestação. Comparado a 2017, no primeiro semestre desse ano tivemos um aumento de 41% de gestantes contaminadas. Esse é um dado preocupante visto que, se não tratado adequadamente, os riscos são elevados como por exemplo, passar para a criança, o que é denominado de Sífilis Congênita e a mesma apresentar cegueira, surdez ou retardo mental.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem passado por um acréscimo preocupante de casos de Sífilis na gestação. O uso do preservativo é a maneira eficiente de se evitar o contágio. Essa patologia reflete diretamente um problema de base na saúde pública brasileira. Ela nos revela que de alguma forma a atenção primária está falhando no seu objetivo de profilaxia. O nosso município, por seu porte deveria ser referência na Atenção Básica. Mas, infelizmente o que ouvimos dos profissionais que prestam o atendimento direto as comunidades, são inúmeras queixas que vão desde salários defasados (falta de valorização profissional) a insumos adequados para trabalhar.

A Sífilis é uma doença silenciosa, que varia em seus sintomas de acordo com o estágio em que se encontra a patologia, em geral a principal manifestação é o surgimento de úlceras pequenas na região genital. Quando não tratada, poderá evoluir para o corpo inteiro com diversos sintomas. O tratamento é simples, feito com a penicilina, porém quando não realizado os danos são severos! Quando os gestores de uma forma geral, compreenderem que a Atenção Básica deverá ser prioridade para o andamento ativo e eficiente de uma cidade, não sofreremos mais com propagações do que pode ser facilmente evitado. Como diria a professora, historiadora e política Marina Silva: “O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”.

Essa foi minha opinião de mulher de hoje. Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com.