Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ALUNOS DA UPE DE CARUARU CRIARAM APLICATIVO PARA AJUDAR A POLÍCIA CIVIL




Francisco Souto Maior, Eduardo Marinho e Mateus Ferreira, alunos do curso de Sistemas de Informação Campus do Agreste da Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco, criaram uma ferramenta tecnológica para auxiliar as investigações de homicídios.

O aplicativo desenvolvido pelos alunos tem capacidade de coletar, armazenar e tratar um grande volume de dados. Atualmente, as equipes especializadas de investigação de homicídios preenchem de forma manual os Autos de Recognição Visuográfica, não havendo um armazenamento dessas informações no âmbito policial, sendo o documento encaminhado à Justiça juntamente com o Inquérito Policial. Por mais das vezes, é necessário recorrer à memória dos policiais mais experientes para rememorar determinado dado constante da cena do crime de CVLI.

Como solução, os alunos desenvolveram um aplicativo que coleta todos os dados obtidos nas cenas de crime de forma informatizada, contendo a sua minuciosa descrição, além de analisar e tratar essas informações, estabelecendo padrões quanto ao modo de execução do homicídio (arma utilizada no crime, hábitos da vítima, tipos de lesões, local onde foi encontrado o corpo etc.), apontando ilações para auxiliar o trabalho policial nas atividades investigativas, integrando, cruzando e relacionando imagens de pessoas, veículos e locais com as informações dos bancos de dados de diferentes instituições, com o fim de promover ações estritamente coordenadas. Para tanto, é possível a utilização de um algoritmo capaz de identificar esses padrões em cenas de crime. Enfim, tem-se que os avanços tecnológicos não podem ser descartados quando se trata de garantir a segurança dos cidadãos.