ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA



E ASSIM CAMINHA A SAÚDE DE CARUARU, DOENTE!

Nessa última terça-feira (11), profissionais de saúde do município de Caruaru realizaram um ato de protesto em frente à Casa de Saúde Bom Jesus. Técnicos e Auxiliares de Enfermagem denunciaram a falta de insumos, poucas ambulâncias, salários defasados, e condições adequadas para trabalhar. Os profissionais estão com seus serviços paralisados em 50% nos atendimentos de Urgências e Emergências e de 100% nas Unidades Básicas de Saúde nas próximas 48h. O objetivo é chamar a atenção do poder público para o descaso com a categoria e a população em geral.

Não é de hoje que a cidade vem sofrendo em sua assistência à saúde. Recentemente o Sindicato dos médicos relatou problemas, entre outros, com a falta de ambulâncias. Outros profissionais de saúde relatam descaso no quantitativo insuficiente de pessoas atuando para atender a enorme demanda populacional. Em muitas situações, as Unidades de Pronto Atendimento, por exemplo, superlotam e operam com quadros reduzidos, o que se agrava com a falta do transporte adequado de pacientes, como já mencionado.

Problemas como ausência de concurso público, ambiente de repouso indigno e alimentação ruim para os profissionais também compuseram a pauta. As queixas não se limitam as equipes que atuam na rede hospitalar, elas se estendem as Unidades Básicas de Saúde, onde a insatisfação com a forma em que a saúde municipal está sendo gerida é fortemente expressada. A precariedade nas condições ofertadas tem prejudicado a assistência em saúde. Mais uma vez a Secretaria de Saúde afirma que os insumos e materiais estão sendo entregues, as queixas sobre a alimentação dos profissionais já foram resolvidas e quanto ao reajuste salarial o município está impossibilitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto isso, caminham os guerreiros da saúde fazendo verdadeiros milagres dentro das unidades e tentando salvar ao máximo de vidas.

Essa foi a minha Opinião de Mulher de hoje. Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com.