ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 25 de março de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




A força cultural do Alto do Moura

Situado a 07 quilômetros do centro de Caruaru, o Alto do Moura é sinônimo da identidade cultural do nosso município. Historicamente, registra-se que o Alto do Moura começou a surgir nos primeiros anos do século 20 a partir da edificação de poucas casas naquele ambiente.

Até o final da década de 1940, a economia do Alto do Moura era baseada na agricultura familiar. Foi o Mestre Vitalino quem transformou a base econômica da localidade. Naquele período, a produção e comercialização de peças utilitárias de barro já acontecia como uma renda extra para as famílias. Porém, Vitalino inaugurou a arte figurativa que é conhecida e reverenciada no mundo inteiro.

Atualmente, o Alto do Moura está repleto de discípulos do Mestre Vitalino. São mais de 600 artesãos, atraindo turistas e movimentando toda uma cadeia produtiva no local.

No último dia 19, foi celebrado o Dia Mundial do Artesão. Comemorar, aplaudir, reverenciar e, principalmente, refletir sobre esta data é um dever de todos nós. É preciso que os poderes públicos e a sociedade civil unam as mãos, reconhecendo a força cultural do Alto do Moura e auxiliando os moradores do local a enfrentarem os atuais desafios. Deve-se fomentar o comércio e, ao mesmo tempo, manter viva a essência da nossa tradição. Mais do que confeccionar peças, os artesãos do Alto do Moura esculpem na argila os sentimentos e as emoções do povo da nossa Caruaru.