Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 15 de maio de 2019

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA


A NOSSA PRINCESA DO AGRESTE

No próximo dia 18 de Maio é comemorado o aniversário de Caruaru. O município exerce um importante papel centralizador no Agreste e interior pernambucano, concentrando o principal polo médico-hospitalaracadêmicocultural e turístico da região.

É conhecido internacionalmente por desenvolver uma das maiores festas de São João e possuir a maior feira ao ar livre do mundo, a Feira de Caruaru. Feira esta, que é tombada como patrimônio imaterial do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, através de suas mãos fez a cidade ficar conhecida mundialmente com o artesanato em barro. Suas obras podem ser contempladas no Museu do Louvre, em Paris, e em sua antiga residência no Alto do Moura. Seus discípulos tornaram Caruaru o maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a UNESCO. Carregando um nome com um forte significado, “Terra da Fartura”. Possivelmente, da junção do dialeto dos índios cariris,  “Caru”: equivaleria a alimento e fartura e "aru aru": à abundância.

Caruaru segundo dados do IBGE (2018), possui 356.872 habitantes, sendo a cidade mais populosa do interior de Pernambuco. Com um alto perfil de crescimento, nossa princesa do Agreste ainda tem sofrido bastante. Poderia ter seu desenvolvimento potencializado se não fosse o descaso público que perdurou/perdura durante anos. A exemplo da nossa feira conforme mencionamos, que encontra-se em estado de pleno abandono. O fruto disso ficou claro no último dia 6, onde muitos trabalhadores perderam o sustento de suas casas em um incêndio que atingiu o local. Mesmo o município oferecendo uma ajuda simbólica para reparos, é preciso muito mais! Nossa população aguarda medidas efetivas do poder público Municipal, principalmente a de transferência da feira (de graça) para um local melhor e com estrutura digna de funcionamento, conforme prometido. Além de uma gestão eficiente em muitas outras áreas que estão sob descaso também.

Nossa querida Caruaru! Desejamos para você o que nossa gente merece. Um lugar tranquilo para se viver, com oportunidades de trabalho, saúde e educação com qualidade. 

Desejamos menos interesses próprios de nossos governantes e mais investimentos. Que você seja tratada de fato, como uma princesa, a Princesa do Agreste.

Essa é minha opinião de mulher! Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com.