ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 1 de julho de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA



Crimes e exibicionismo na internet

Nos dias atuais, a internet é essencial para a difusão de informações. Porém, infelizmente, a rede mundial também tem sido utilizada para difundir crimes. Na semana passada, o Brasil ficou chocado com a notícia da adolescente de 14 anos que foi torturada e morta por outras duas adolescentes na Praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife. Segundo a polícia, as duas garotas agrediram a vítima com socos e pontapés, deram golpes de faca, e tentaram afogá-la no mar. As jovens, de 15 anos, ainda registraram as agressões com o celular e publicaram as imagens nas redes sociais.

Ainda na mesma semana, outro vídeo que circulou por grupos de WhatsApp causou indignação em Pernambuco. As imagens mostram um rapaz jogando água em uma mendiga com doenças mentais e vive pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe e de São Domingos (distrito de Brejo da Madre de Deus).

Com a evolução tecnológica e o barateamento dos computadores e dos dispositivos móveis de acesso à rede mundial, a internet tende a se expandir cada vez mais. Paralelamente ao desenvolvimento tecnológico, a maldade e a crueldade se sofisticaram. No Brasil, a Lei 12.737, de 30 de novembro de 2012, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Mesmo assim, o Direito Digital ainda precisa avançar muito, na busca por soluções para os problemas e impasses envolvendo o uso da tecnologia.