ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA



Número de homicídios cai em todo o Brasil

Nos seis primeiros meses deste ano, houve 21.289 assassinatos em todo o Brasil. No mesmo período do ano passado, foram 27.371 – ou seja, 6 mil a menos – uma redução de 22%. O levantamento foi feito pelo site de notícias G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em Pernambuco, a redução foi superior à média nacional. Segundo informações do Governo do Estado, houve 1.757 mortes violentas de janeiro a junho deste ano, isto é, 527 a menos do que os 2.284 homicídios contabilizados em 2018 – o que representa uma queda de 23%.

O que se percebe é que o investimento em inteligência policial, a criação de delegacias especializadas e a apreensão de drogas têm sido fatores fundamentais para a redução da insegurança. A implementação de batalhões especializados do interior, com uma ação mais focada das polícias ostensivas (PMs), também trouxe resultados nítidos para a população. Os problemas dos presídios ainda continuam sendo um desafio para o país, mas a atenção especializada à situação já está demonstrando avanços.

Junto a esses e outros fatores, a implementação de políticas de prevenção social é essencial, pois além de contribuir para a redução da violência, contribui para a promoção de uma cultura de paz. Os poderes Executivo e Legislativo das três esferas administrativas – Federal, estaduais e municipais – devem se integrar aos mais diversos setores da sociedade civil organizada em prol de uma sociedade mais justa e segura para todos.