AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

RC TECIDOS

RC TECIDOS

GBest SPORT

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




As famílias precisam de paz

A violência praticada na sociedade é um reflexo de um somatório de violências praticadas nas mais diversas esferas sociais, a exemplo da escola, do trabalho e até mesmo da família. Histórias de dor, revolta e mágoa têm como cenário o núcleo onde deveria predominar o respeito, a paz e o amor.

Casos de agressões, conflitos e até assassinatos entre parentes têm sido expostos na mídia e preocupado autoridades. As notícias vêm de várias partes do país. No Ceará, uma criança de 10 anos fugiu de uma tentativa de estupro do próprio pai. Em Goiás, um personal trainer foi preso ao agredir a namorada. Em Caruaru, um homem tentou matar a própria irmã.

A violação da integridade física e psicológica de mulheres, homens, crianças, adolescentes, idosos expõe a vulnerabilidade da família. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado na semana passada aponta que o índice de violência doméstica com vítimas femininas é três vezes maior que o registrado com homens. A pesquisa mostra também que, em 43,1% dos casos, a violência ocorre na residência da mulher, enquanto em 36,7% dos casos a agressão se dá em vias públicas.

A sociedade em geral deve estar atenta para esta situação. Escolas, igrejas, clubes e associações são alguns dos espaços onde fatores de risco podem ser observados. A Frente Parlamentar de Segurança Pública da Alepe tem se preocupado com esta questão, buscando formas de conscientização e enfrentamento do ciclo de violência. Romper o silêncio é fundamental, as nossas famílias precisam de paz para que todos tenhamos o futuro que merecemos.