ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA




ESTUDANTES PASSAM MAL EM CARUARU

Nessa última terça-feira (10), estudantes da Escola Municipal Tereza Neuma, localizada no bairro Maria Auxiliadora passaram mal. Cerca de 12 estudantes foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista.

Os familiares dos alunos relataram que a tinta utilizada na reforma da escola causou o problema. As salas estavam sendo pintadas, e o forte cheiro levou os estudantes a passarem mal. Em nota, a Secretaria de Obras afirmou que a pintura da unidade de ensino vem sendo realizada em áreas isoladas, por etapas e com materiais adequados. 

Em geral, as tintas que realmente podem causar problemas à saúde, como intoxicação, irritação nos olhos, dor de cabeça e enjoos, são as sintéticas. Derivadas do petróleo, elas devem ser evitadas. Todavia, existem tintas que não possuem em sua composição metais pesados e, por isso, são consideradas opções mais seguras. São os casos das acrílicas ou à base de látex, as não tóxicas e as sem cheiro. Elas podem são diluídas em água ou solventes orgânicos. É necessário avaliar qual tinta estava sendo utilizada nessa escola.

Nos últimos meses, diversos fatos têm ocorrido nas escolas de Caruaru. Problemas que foram desde a larvas em merendas até o desabamento do teto de uma escola, onde uma professora ficou ferida. É necessário redobrar o cuidado nesses espaços. A demanda é intensa de crianças e adolescentes, e estes merecem mais qualidade nos serviços ofertados. Nossos impostos (que não são poucos), precisam ter uma aplicabilidade mais eficiente. Serviços como educação, saúde e segurança, por exemplos, não podem falhar!

Essa foi minha opinião de mulher de hoje. Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com.