ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

“POLÍCIA FEDERAL ALERTA PARA O GOLPE DE CLONAGEM DA CONTA DO WHATSAPP QUE VEM CRESCENDO NO PAÍS”



A Polícia Federal em Pernambuco de forma preventiva alerta os usuários que tem conta no whatsapp para o perigo de terem a sua conta clonada ou sequestrada por bandidos com o objetivo de aplicar golpes financeiros através dos contatos da agenda telefônica. Ter o WhatsApp clonado tem se tornado cada vez mais recorrente no Brasil. Um levantamento feito pela empresa de cibersegurança PSafe (desenvolvedora de aplicativos de segurança) apontou  que, somente no primeiro semestre de 2019, houveram mais de 134 mil tentativas de hackear ou clonar contas dos usuários do WhatsApp. A cada dia 23 pessoas são vítimas de clonagem de suas contas de whatsapp em todo o país. E os golpes financeiros, envolvendo os contatos de quem tem sua conta invadida já atingiu 8,5 milhões de brasileiros

COMO O WHATSAPP É CLONADO?
Quando os usuários navegam em sites como Amazon, Mercado Livre, OLX, Facebook e colocam suas informações e principalmente o número telefônico (que é muitas vezes um requisito para se ter uma conta em tais sites), os criminosos conseguem copiar o número do celular da pessoa. Daí em diante o cibercriminoso cadastra indevidamente o número do telefone do usuário em outro celular e após esse processo, um de SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado para o celular da vítima, sob o pretexto de segurança da conta. Depois ela é induzida a fornecer esse código ao bandido, em seguida a sua conta de whatsapp é bloqueada e o criminoso passa a usar a conta se passando pelo dono do aparelho e começar a  enviar mensagens para os contatos de sua agenda telefônica  na tentativa de roubar dinheiro de pessoas próximas (parentes e amigos).

A tática utilizada pelos criminosos é sempre se passar por representantes de segurança da empresa onde a pessoa fez a publicação de um anúncio de compra ou venda, sob a alegação de que houve uma tentativa de invasão das informações colocadas pela pessoa na internet e para que esses dados se tornem mais seguros de faz necessário informar o código que foi enviado via SMS para o celular da pessoa.  Outra tática utilizada bem recente é quando os bandidos se passam por agentes de pessoas famosas, ligando para o celular das vítimas, informando que elas têm direito a um convite para participar de uma “Festa Vip” na casa ou num hotel luxuoso patrocinado pelo artista. E para que haja a confirmação da pessoa no evento, elas são induzidas a fornecer o número enviado para o celular, que nada mais é do que o código de ativação para clonar o whatsapp. Vários famosos já tiveram seus nomes envolvidos na fraude como: Xuxa Meneghel, Preta Gil, Giovanna Ewbank, Hugo Gloss, Celso Portiolli, dentre outros.

COMO EVITAR TER SEU WHATSAPP CLONADO?
A)        Faça a ativação de confirmação em duas etapas, criando um código (PIN) com seis dígitos.
No sistema IOS (Iphone) vá em Ajustes/Conta/Confirmação em duas etapas.
No sistema Android (Samsung) vá em Configurações/Conta/Confirmação em duas etapas.

B)        Nunca forneça o código de ativação a ninguém sob nenhuma hipótese. Nem empresas e nem famosos tem o direito de ter acesso ou solicitar essa numeração. Isso é um dispositivo de segurança que diz respeito apenas ao whatsapp e só podem ser acessados pelo dono da conta e por ninguém mais;

C)        Desconfie sempre de ligações e pedidos para que o código do sistema de segurança seja enviado, por mais que pareça verídico, esse é o único jeito de se manter longe dos ataques.

O QUE FAZER CASO SEU WHATSAPP TENHA SIDO CLONADO?
A)        Entre em contato com a operadora do celular e solicite a suspensão temporária da linha telefônica. Em seguida, vá até uma loja autorizada da empresa de telefonia, apresente os documentos legais do titular da conta e peça para transferirem o número da linha telefônica para um novo chip. O procedimento é feito na hora.

B)        Envie um e-mail para support@whatsapp.com informando seu número no formato internacional (+55 9 0000 0000), solicitando bloquear o WhatsApp clonado; ou vá em ajustes/ajuda/fale conosco e informe o problema caso seu celular seja sistema IOS (iphone) ou configurações/ajuda/faleconosco, caso seu celular seja sistema Android (Samsung). O perfil permanecerá suspenso por 30 dias para que você consiga reativá-lo. Depois que a linha estiver ativa outra vez, reinstale o aplicativo do WhatsApp e configure a conta. Se a sua conta não for reativada dentro de 30 dias, ela será completamente apagada dos servidores do WhatsApp e será necessário cadastrar outro número.

C)        Vá até uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima e preste um Boletim de Ocorrência a fim de que possa iniciar uma investigação policial. Os crimes para quem se apropria da conta de whatsapp de terceiros pode ser configurado como falsidade ideológica, estelionato e furto, com penas que variam de 3 a 15 anos, além de multa.

D)        Não se esqueça de informar as pessoas dos seus contatos, através de redes sociais que sua conta foi clonada e que elas podem ser vitimas de crimes financeiros utilizando o seu nome.