ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

domingo, 12 de julho de 2020

COLUNA DA ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA


QUAL A PRIORIDADE NESSE MOMENTO?

 Estamos a mais de 100 dias no enfrentamento da pandemia por COVID-19 na cidade de Caruaru. Foram e continuam sendo dias muito difíceis para a nossa gente. Cada vez mais as dificuldades estão sendo somadas e a população vem sofrendo diretamente as suas consequências.

Um grande problema é a falta de testes no município. Inúmeras pessoas têm relatado que apresentaram os sintomas e buscaram o serviço de saúde e não foi realizado o exame. Muitas não possuem condições de fazer a testagem pela rede privada, e ficam totalmente desassistidas.

Recentemente, foi amplamente divulgado a implementação de uma Unidade Móvel de Testes para o município. A promessa é que a unidade irá percorrer toda a região realizando testes. Seria uma ideia plenamente favorável, se houvessem antes, testes nas unidades fixas!

A realidade é que faltam testes. Não tem sido realizada uma cobertura suficiente para atender com qualidade a população. Sabemos que o Coronavírus tem uma sintomatologia semelhante a uma Síndrome Gripal, e diferenciar entre um e outro, na maioria das vezes, é impossível somente com avaliação clínica.

A título de publicidade, é até interessante falar de uma Unidade Móvel de Testes. Mas, enquanto faltarem testes na cidade, não adianta lançar uma proposta de testagem móvel. A população precisa fazer o exame! Como prometer que o teste vai ao encontro das pessoas mais distantes, se as que estão na cidade ao procurar não o têm? Sinceramente... é duvidar da capacidade intelectual das pessoas!

A escassez de testes é só uma “ponta do iceberg”. O que nos trás indignação é ver publicado no Diário Oficial uma licitação de mais de 2 milhões para aquisição de produtos de limpeza para piscina e bem menos de um milhão para compra de testes para a COVID-19. O que de fato é prioridade nesse momento?

Essa foi minha Opinião de Mulher de Hoje. Nos acompanhe em nossas Redes Sociais. Instagram: Nayara_gsousa e Facebook: Nayara Sousa.