ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

COLUNA OPINIÃO DA MULHER COM A CONTADORA, PERITA CONTÁBIL E REPRESENTANTE DO GRUPO ORGULHO DOWN MANUELA LIMA.

 


A PROMOÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DO SANEAMENTO BÁSICO

“Sanear” significa tornar saudável, higienizar e limpar. Com isso, entendemos que saneamento básico é um conjunto de serviços que distribui água potável, coleta e trata o esgoto e realiza a drenagem urbana retirando resíduos sólidos. Estes serviços são essenciais e impactam diretamente na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade.

Falar deste assunto agora é fundamental, pois estamos num período em que a LIMPEZA e a HIGIENE são de extrema relevância. Com a Covid-19 (Coronavírus) – e as demais doenças causadas por vírus, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela – o assunto ressurgiu, gerando um novo olhar e provocando questionamentos sobre essas questões. Como lavar as mãos se não tem água? Como ter higiene onde não existe coleta de lixo e o esgoto está a céu aberto?

É triste ver uma cidade do porte de Caruaru ainda ter ruas sem saneamento básico, esgoto a céu aberto, coleta de lixo ineficiente e falta de água nas torneiras. A Lei 11.445/2007 regulamenta o saneamento em nosso país e diz que a competência para prestação dos serviços é do município, podendo ser terceirizado para órgãos estaduais ou privados.

Entender a importância do saneamento básico na saúde pública, portanto, é atuar na diminuição de doenças de forma notória. Infelizmente, no Brasil, saúde pública é solucionada com médico e remédio. Cadê a prevenção para não adoecermos? Cadê o investimento na distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de lixo?

ESSA FOI MINHA OPINIÃO DE MULHER DE HOJE. Acompanhe-me  através das Redes Sociais: Instagram: manuelalima159 e Facebook: Manuela Lima