ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO PARA COMBATER DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS NA PREFEITURA DE AGRESTINA

 

















A Polícia Federal em Caruaru, com o apoio da Controladoria-Geral da União -CGU, deflagrou na manhã de hoje (10/09/2020), a terceira fase da Operação Pescaria, com o propósito de dar continuidade às ações repressivas iniciadas no ano de 2018 para desarticular uma Organização Criminosa especializada no desvio de recursos públicos na Prefeitura de Agrestina.

As vantagens ilícitas eram auferidas por meio da contratação fraudulenta de empresa de “fachada”, com recursos oriundos de verbas federais, frustrando o caráter competitivo do processo licitatório e promovendo a execução dos contratos por meio de terceiros desqualificados.

A investigação que culminou com a deflagração da Operação Pescaria III, mira a lavagem dos lucros ilicitamente auferidos pela organização criminosa, levada a cabo por meio da utilização de conta bancária de titularidade de um “laranja” vinculado ao grupo. Esta conta bancária servia aos investigados para o recebimento de transferências bancárias e depósitos em espécie, estes na sua maioria em valores baixos e sem a identificação da origem, realização de saques de valores vultuosos, bem como, também, para a utilização de títulos de crédito ao portador (cheques) assinados em branco, tudo com o propósito de dificultar a identificação da origem criminosa do dinheiro.

Nesta data a Polícia Federal cumpriu 05 (cinco) Mandados de Prisão Preventiva, 13 (treze) Mandados de Busca e Apreensão em endereços residenciais e comerciais, além de Mandados de Afastamento de Funções Públicas dos ocupantes de cargos na administração municipal de Agrestina, além de Mandados de Afastamento de Sigilos Bancário e Fiscal dos investigados, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

As duas fases que antecederam a Operação Pescaria III foram deflagradas respectivamente em 21/02/2019 e 28/03/2019.

Os crimes investigados na atual fase da operação são de Organização Criminosa, Peculato, Falsidade Ideológica e Lavagem de Dinheiro. A ação conta com o emprego de 70 (setenta) Policiais Federais, além de servidores da Controladoria-Geral da União.


Vice-Prefeito Zito da Barra.

Antônio Barros.

Prefeito Thiago Nunes.

"Tiririca"

Cinco pessoas foram presas na operação, o prefeito de Agrestina Thiago Nunes, o Vice-Prefeito Zito da Barra, de Antônio de Alcino, conhecido como “Tiririca” e outras um homem e uma mulher ainda não identificados. Eles foram presos por força de mandados de prisões preventivas, os quatro homens foram recolhidos á Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru e a mulher para a Colônia Penal Feminina de Buíque.



No final da manhã foi realizada uma coletiva de imprensa no auditório da Delegacia da Polícia Federal de Caruaru, da qual participaram o representante da Controladoria Geral da União Dr. Fábio Araúho, o Delegado chefe da Delegacia da Policia Federal em Caruaru Dr. Márcio Tenório e a Delegada Chefe da Investigação Dra. Yolanda Leite.