ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

terça-feira, 13 de outubro de 2020

AÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA FEDERAL E FORÇA NACIONAL PRENDE UM SUSPEITO COM MACONHA E ARMA DE FOGO EM PAULISTA/PE

 



Equipes da Polícia Judiciária da Força Nacional que estão atuando no Projeto Paulista-PNECV-(Programa Nacional de Enfrentamento a Criminalidade Violenta) do Ministério da Justiça em conjunto com a Polícia Federal, prendeu no último dia 09/10 por volta das 10h, de um montador de móveis de 29 anos, natural e residente em Paulista/PE. A prisão aconteceu numa ação conjunta de rotina entre a Força Nacional e a Polícia Federal, visando coibir o tráfico de drogas na região de Paulista/PE, numa dessas abordagens a Força Nacional parou um veículo no bairro da Mirueira-Paulista/PE que estava vindo do Alto da Conquista-Olinda/PE. Dentro dele havia uma mulher que estava dirigindo (motorista de UBER) e um suspeito que estava com uma sacola preta junto aos seus pés. Ao ser feita uma busca no interior da sacola foi encontrado 01 (um) revólver calibre .32 com 06 (seis) munições intactas, além de aproximadamente 1Kg de maconha envolta em fita adesiva.

Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido constatado a existência da ilicitude, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante, foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida conduzido para a Superintendência da Polícia Federal, no Cais do Apolo, onde acabou sendo *autuado em flagrante pelo crime contido no artigo  no Artigo 33 da Lei nº 11.343/06  (tráfico de entorpecentes) e no Artigo 14 da lei 10.826/03 (porte ilegal de arma de fogo de uso permitido) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 3 a 20 anos de reclusão, além de multa.

Após a autuação, o preso realizou Exame de Corpo de Delito no IML - Instituto de Medicina Legal, foi encaminhado para a audiência de custódia, onde foi confirmada sua prisão preventiva. , sendo levado em seguida para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual. Já a mulher, condutora do veículo disse que apenas estava transportando o suspeito e que não tem qualquer envolvimento com suas atividades criminosas, apesar de já tê-lo transportado outras vezes em seu veículo para outras localidades. Ela foi ouvida em termos de declarações e liberada em seguida porque não ficou comprovada sua participação no crime.

Em seu interrogatório o suspeito informou que já foi preso por tráfico de drogas e há cerca de um ano estava em liberdade condicional e que a droga e o revólver lhe foi entregue por uma pessoa (não deu maiores detalhes) no Alto da Conquista-Olinda/PE, e que por sua vez seria entregue em Paulista/PE.

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. Além disso, ampliou-se a cooperação, não só com os estados-membros e Distrito Federal, como também em apoio aos órgãos federais como a Polícia Federal. Suas atribuições não mais se resumem à atuação em policiamento ostensivo, mas também no combate aos crimes ambientais, realização de bloqueios em rodovias, atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes.