ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LESSA SOLICITA ATENÇÃO COM A SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA

 


O deputado estadual Delegado Erick Lessa (Progressistas) solicitou a implementação de políticas públicas de saúde mental para profissionais de segurança. A solicitação foi feita através de indicação ao Governo do Estado, protocolada nesta segunda-feira (14).

Lessa explica que o motivo do apelo é o aumento no número de profissionais que estão adoecendo no exercício de suas atividades, adquirindo transtornos psíquicos e emocionais. “Entendemos que servidores das diversas carreiras da segurança pública precisam que lhes seja assegurada política voltada à promoção da qualidade de vida e saúde emocional”, defende.

A discussão sobre esta necessidade foi acentuada após o delegado de Polícia Civil Manoel Martins ser encontrado morto na Delegacia de Vitória de Santo Antão, na manhã da quinta-feira (10). Ele estava enfrentando uma depressão e tirou a própria vida com um disparo de arma de fogo. Casos assim têm se repetido. Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que, em 2018, do número de policiais mortos (343), a quantidade que cometeu suicídio (104) foi maior do que os que morreram em confronto nas ruas (87).

Audiência Pública

O parlamentar também encaminhou um ofício à Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa solicitando a realização de uma audiência pública com a temática ‘Saúde Mental dos Profissionais de Segurança Pública: necessária construção de uma política estadual’. O intuito da audiência é contribuir na elaboração de diretrizes para a construção das políticas públicas por parte do Poder Executivo.