Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 12 de março de 2021

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA

 


ESPECIAL MÊS DA MULHER: MATERNIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Em nosso especial alusivo ao mês da mulher, gostaria de trazer uma reflexão sobre a maternidade dentro do contexto do mercado de trabalho.

Muitas mulheres são supridoras em seus lares ou auxiliam na manutenção deles. Essa é uma realidade não tão atual, mas que passa por dificuldades como se fosse.  A exemplo da diferenciação salarial, que em diversas situações ainda acontece. A mulher desempenha a mesma função e carga horária, e é remunerada inferiormente ao homem.

Observamos desde o processo seletivo, quando os questionamentos em entrevistas sempre são voltados para os filhos/casa, perguntando quem dará o suporte para que ela consiga trabalhar. Em muitas situações chega a ser “cruel” a discriminação, ao se instigar se a mesma terá disposição e capacidade para ocupar determinada vaga.

A verdade é que boa parte das mulheres fazem jornadas triplas. Trabalham incansavelmente em casa e fora dela. Muitas com a chegada da maternidade, escolhem abdicarem da vida profissional, para ter uma melhor dedicação na criação dos filhos. Com o passar do tempo, se sentem mais seguras para o retorno ao mercado de trabalho, mas encontram diversas barreiras, como: cobranças, falta de atualizações em sua área, desestímulo do parceiro, baixa estima e preconceito.

Gostaria de através desse texto estimular você mulher! Não sei qual a condição que você se encontra, mas sei que dentro de você há muita força e resiliência. Quero que saiba que se escolheu cuidar de sua família em tempo integral ou se escolheu investir em sua carreira, em ambas as situações você é extremamente competente e virtuosa. Você pode ocupar qualquer lugar que almeja, que sonha, que se dedica. A única pessoa que poderá paralisar você, é você mesma. Pense sobre isso!

Costumo sempre falar que: mulher que se ama, se cuida. E esse cuidado transpassa o físico. Você e eu precisamos todos os dias buscar viver de forma que traga realizações. Supere a você mesma todos os dias. Sabemos que a sociedade ela facilmente julga e nos exclui e é super cansativo ter que provar para ela nossas potencialidades. Mas, nessa busca incansável, vamos crescendo e nos fortalecendo!

Essa foi minha opinião de mulher de hoje. Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões através do Instagram: @nayara_gsousa.