ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 3 de maio de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Basta de impunidade!

Nesta segunda-feira, 03 de maio, completam-se exatos 18 anos da última vez que Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão foram vistas com vida. As duas adolescentes de classe média alta tinham 16 anos. O episódio ficou conhecido como ‘Caso Serrambi’, fazendo alusão à praia onde estavam hospedadas. O corpo das garotas foi encontrado em um canavial situado em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Ninguém foi condenado pelo crime. Inicialmente, os kombeiros Marcelo José de Lira, 49, e Valfrido Lira da Silva, 50, foram indiciados, chegando a ser presos em 2008, mas foram absolvidos em júri popular em 2010. Advogados contratados pelos pais das meninas entraram com recursos no Tribunal de Justiça de Pernambuco e no Superior Tribunal de Justiça para anulação do júri, mas os pedidos foram negados em segunda instância. O caso foi encerrado, mas muitas perguntas permanecem em aberto, ficando uma dúvida se inocentes foram culpabilizados ou se culpados foram inocentados.

Também marcado por mistérios foi o assassinato da jovem caruaruense Patrícia Roberta, na semana passada. Ela foi morta após ir a João Pessoa-PB para visitar um suposto amigo. Na tarde de terça-feira (27), o corpo de Patrícia foi encontrado em uma mata nas imediações de onde morava o suspeito de assassiná-la. Jonathan Henrique foi preso na noite de terça. As investigações ainda estão em andamento, mas o episódio já acendeu um sinal de alerta. Outras mulheres denunciaram o comportamento agressivo do suspeito à Polícia Civil da Paraíba. Os investigadores também encontraram uma lista com nomes de mulheres na casa dele.

Infelizmente, casos de violência contra a mulher se repetem no nosso país. O sentimento de impunidade impulsiona a prática criminosa, as vítimas ficam ainda mais vulneráveis às ações dos agressores. Ao mesmo tempo que devemos promover uma cultura de paz na sociedade, é preciso dar um basta neste tipo de violência com punições rígidas e efetivas.