Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 24 de maio de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Basta de violência contra crianças e adolescentes!

O mês de maio é marcado pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, através da campanha conhecida como ‘Maio Laranja’. O objetivo é levar informações à população e traçar um panorama da realidade da violência contra o público infanto-juvenil no Brasil.

Recentemente, o caso do garoto Henry Borel, de apenas 04 anos de idade, que foi encontrado morto no apartamento da mãe, Monique Medeiros, e do padastro, Jairo Souza Santos Júnior, tornou-se um emblema da violência contra crianças no nosso país. Entretanto, há inúmeras crianças vítimas de abuso que sofrem no anonimato nas mais diversas regiões.

Dados do Governo Federal apontam que 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e que apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades. Os dados mostram que, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100. Se considerarmos a subnotificação, somos impactados com a estimativa de mais de 2 milhões de casos.

Diante deste cenário, é preciso ter coragem para denunciar. O Disque 100 e o Ligue 180 são serviços gratuitos para denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, respectivamente. Em Caruaru e na região, é possível utilizar o Disque Denúncia Agreste, com o número 3719-4545 ou pelo WhatsApp 81 98256.4545. O anonimato é garantido.