ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 14 de maio de 2021

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA

 


DIA DO ENFERMEIRO MARCADO POR MOBILIZAÇÕES

 

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia do Enfermeiro. Em todo o país houveram mobilizações para chamar a atenção do poder público para que o Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial Nacional e regulamenta a carga horária de trabalho seja votado no Senado.

Em todos os Estados, os Conselhos Regionais de Enfermagem têm articulado junto com os senadores locais para pedir apoio ao projeto. A luta é árdua principalmente por envolver grandes empresas prestadoras de serviços particulares em saúde, que por não existir um piso salarial mínimo estabelecido, muitas pagam um salário incompatível com as atividades desempenhadas e conseguem mão de obra mais barata.

Em Pernambuco, os senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos declararam publicamente apoio ao PL, já o senador Fernando Bezerra Coelho não se pronunciou sobre seu posicionamento e não compareceu a reunião com as entidades representativas de todo o país para debater a pauta. Por ser líder do governo no senado, seu silêncio e ausência tem sido as respostas aos pernambucanos.

Garantir essa regulamentação a enfermagem, é o mínimo a ser feito diante de anos de desrespeito e abandono à uma categoria que diariamente salva vidas!

A população de uma forma geral ainda não conhece o que faz um enfermeiro. Muitos associam a imagem do enfermeiro a um anjo, ou aqueles que tem o dom sacerdotal. É importante destacar que esse profissional desempenha inúmeras funções, inclusive complexas no dia a dia de atendimentos. Por exemplos, na colocação do cateter central de inserção periférica, na realização de partos normais, cateterismo umbilical, entre outros. Além de atuar de forma autônoma, em seus consultórios e clínicas, o que muitas vezes é surpresa para a população. Porque culturalmente, nosso país centralizou os atendimentos na figura do médico. Mas, temos 14 categorias em saúde e cada uma delas tem suas áreas de atuação na assistência aos pacientes.

Esperamos que o reconhecimento venha para os enfermeiros e que este seja através de condições de trabalho e valorização!

Essa foi a minha Opinião de Mulher de hoje. Me acompanhe pelo Instagram @nayara_gsousa.