ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 12 de julho de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Profissionais da Enfermagem merecem mais que aplausos

Ciência cujo objetivo é o cuidado com o ser humano e a implantação do tratamento das doenças, a Enfermagem moderna remete ao século XIX. Nomes como o da inglesa Florence Nightingale e a brasileira Ana Néri marcaram a história desta profissão, que representa a maior força de trabalho de saúde no Brasil e no mundo.

O cuidado e a dedicação desses profissionais ganhou ainda mais evidência com a pandemia da covid-19. Diante do maior desafio sanitário do século, enfermeiros estão entre os que arriscam a própria vida em prol da sociedade. Pernambuco é o estado do Nordeste com mais profissionais de Enfermagem mortos pela covid. Segundo dados do Observatório de Enfermagem (Cofen), foram 1.739 casos de covid-19 notificados entre os profissionais de Enfermagem em Pernambuco e 37 óbitos confirmados.

Esses heróis e heroínas merecem uma maior atenção. Recentemente, vimos pessoas do mundo inteiro indo às janelas de suas casas aplaudirem esses profissionais. Entretanto, o que se vê em nosso país é que o reconhecimento popular não é acompanhado de remunerações dignas. Esse assunto está em discussão nacional como uma luta clássica da categoria, que busca o equilíbrio entre a carga horária de 30 horas semanais e o valor dos salários. Assim, garantindo mais recursos para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Diante deste contexto, estamos redigindo um Projeto de Lei e uma indicação, visando a estabelecer o Piso Salarial Estadual para os profissionais de Enfermagem. Todo o trabalho está sendo realizado de forma dialogada com entidades como o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-PE) e o Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe). Contamos com a sensibilidade dos poderes legislativo e executivo, bem como com o apoio popular. Entendemos que esta causa se reveste de importância tal, possível de começar uma nova página na história da valorização dos profissionais de Enfermagem, a partir do protagonismo no estado de Pernambuco.