ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Setembro Amarelo: agir salva vidas

Falar sobre suicídio ainda é um tabu, mas é a quarta causa de morte mais comum entre os jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que nove entre dez casos poderiam ter sido evitados, caso as pessoas que conviviam com o suicida identificassem sinais de que algo estava acontecendo. Frente a esses dados, vemos a importância de propagar informações e debater o assunto de forma séria, empática e responsável.

Com o intuito de reduzir os índices de suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem a campanha Setembro Amarelo. Neste ano de 2021, o tema é ‘Agir salva vidas’, mostrando que as ações e a percepção de quem faz parte do dia a dia do suicida podem fazer a diferença. Este é o oitavo ano consecutivo em que a campanha é realizada, cuja primeira edição ocorreu em 2014.

Anualmente, são registrados mais de 01 milhão de suicídios no mundo – destes, mais de 13 mil ocorrem no Brasil. A estimativa da OMS é que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias são as principais causas.

Buscar informação com fundamento, quebrar tabus e preconceitos e, principalmente, abrir espaço para uma interação com mais empatia são caminhos para diminuir esses casos. A participação de todos é fundamental. Outras informações sobre a campanha estão disponíveis no site https://www.setembroamarelo.com/ .