Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

POLICIAIS MILITARES DE PERNAMBUCO USARÃO CÂMERA INSTALADA NO UNIFORME

 


O Ministério Público de Pernambuco se reuniu com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Polícia Militar para discutir a implantação de um projeto que visa a utilização de câmeras corporais por policiais (bodycam).

A iniciativa, segundo o MPPE, tem como objetivo garantir a proteção dos policiais e dos cidadãos no exercício das abordagens e já está em atividade em outros estados.

“Santa Catarina e São Paulo já fazem uso das bodycams. Minas Gerais, Bahia, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão com projetos em tramitação nas suas respectivas assembléias legislativas. Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e o planejamento da implantação do projeto”, explica o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial (CAO de Defesa Social), Rinaldo Jorge.

Para o chefe da SDS, Humberto Freire, o projeto deverá agregar no dia a dia da polícia. “A chegada das câmeras traz maior segurança à atuação do policial no cumprimento do seu dever. Na medida que isso permite o controle de qualidade do atendimento da ocorrência, dá uma segurança para o policial que está realizando um procedimento correto. Vai facilitar aqueles momentos em que o profissional está sendo testado pelo próprio flagrado ou preso, dizendo que está havendo algum uso excessivo da força. Com a câmera mostrando o procedimento, fica mais fácil a comprovação das evidências”, disse.

O projeto já está em fase final de implantação no 17º Batalhão da Polícia Militar, em Paulista. A expectativa para o início do uso das bodycams na Polícia Militar de Pernambuco é ainda em dezembro de 2021.

 

Fonte: Blog Cenário

Foto: Divulgação/SDS