ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA



Serra dos Cavalos pede socorro

O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos) foi palco de mais um incêndio durante a semana passada. O incêndio foi registrado na quinta-feira (24), em um dos mais importantes pontos turísticos e ecológicos de Caruaru. Como as chamas estavam em uma área de difícil acesso, as equipes do Corpo de Bombeiro só conseguiram controlar o fogo na sexta-feira (26), com ajuda da brigada de incêndios da reserva ambiental. A causa ainda é desconhecida.

Um fato como esse produz consequências severas. Como ficará o comprometimento do solo? Haverá mudanças na qualidade atmosférica? A renovação natural dos estoques aquáticos ficará impactada? São algumas perguntas para as quais as respostas não podem ficar suspensas no ar.

O cuidado passa pela implementação de políticas públicas. Caçadas e trilhas irregulares devem ser controladas. É urgente que a Guarda Municipal seja equipada de forma adequada para proteger o parque que preserva o maior trecho de Mata Atlântica em Caruaru. É preciso punir infratores para evitar novas ocorrências e, ao mesmo tempo, investir em ações permanentes, com uma visão integrada e planejamento em curto, médio e longo prazo.

Além das questões ostensivas, é necessário atentar para fatores preventivos. As decisões devem ser adotadas a partir de um diálogo amplo e profundo com a sociedade civil organizada. Em síntese, deve-se haver uma gestão eficiente. Serra dos Cavalos pede socorro, e essa é uma responsabilidade de todos.