Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Mais segurança para as mulheres da nossa região

Mesmo com os avanços nas políticas para as mulheres, a população feminina de Pernambuco precisa de mais segurança. Dados recentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que, em 2021, das 241 mulheres mortas no estado, 86 foram casos de feminicídio (crime ocasionado pelo fato de a mulher ser mulher). O aumento foi de 14,6% em relação a 2020, quando foram contabilizados 75 casos.

A despeito do aumento de feminicídios, o número de denúncias referentes a violência diminuiu. Foram feitas 40.846 queixas nas delegacias da Polícia Civil. No ano anterior, 41.612 denúncias foram registradas, o que representa uma queda de 1,84%. Ainda de acordo com as estatísticas, Recife registrou o maior número de feminicídios no ano passado, com 12 crimes desta natureza. Caruaru, Olinda e Cabo do Santo Agostinho registraram, cada um, quatro casos de feminicídios.

Para enfrentar esta realidade, é necessário investir em políticas públicas eficientes, que concretizem os direitos humanos da mulher. É preciso fortalecer a rede de apoio às vítimas, que inclui equipamentos como delegacias especializadas e centros de referência. O Governo do Estado prevê a implementação de 03 novas delegacias da mulher, em Olinda, Palmares e Arcoverde.

Neste cenário, a modernização a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Caruaru caminha a passos largos. Através de nossa emenda parlamentar, foram direcionados R$ 785.600,92 para a restruturação do prédio, situado na Avenida Portugal em Caruaru e cedido pela Justiça Estadual.

A estrutura será humanizada, com espaços como brinquedoteca, alojamentos, banheiros com acessibilidade, salas operacionais e de plantão. Atualmente, Pernambuco conta com 11 delegacias da mulher, e eu concordo com o chefe de Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, ao afirmar que o equipamento de Caruaru será “a maior, melhor e mais moderna Delegacia da Mulher do estado de Pernambuco”.