ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




A redução nos índices de violência em Caruaru

Faziam quatro anos que a população de Caruaru não recebia uma notícia de redução de violência na cidade. Durante a semana passada, o Governo do Estado divulgou uma redução de 35% na quantidade de homicídios em 2018 na Capital do Agreste.

De acordo com os dados oficiais, foram 169 ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registradas nos últimos 12 meses, contra 262 no ano anterior.

Quanto aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), a redução verificada foi de 42%. No total, foram computados 4.803 roubos durante o ano passado, contra 8.240 notificados em 2017.

Não é preciso fazer um longo exercício de memória para recordar que em 2017 os caruaruenses estavam sentindo como se a cidade tivesse se tornado uma ‘bomba-relógio’ prestes a explodir. A população criou a hashtag ‘Caruaru Pede Paz’, que se espalhava nos perfis das redes sociais de usuários no município. Notícias de assassinatos e assaltos se multiplicavam assustadoramente nos meios de comunicação.

É inegável que a instalação do Biesp foi o principal fator para a redução destes índices. Inaugurada em novembro de 2017, a unidade reúne cinco especialidades que até então só eram disponíveis na Região Metropolitana: Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito.

Os resultados são positivos, mas não suficientes. O Governo do Estado deve adotar medidas para diminuir ainda mais as ações dos criminosos. Neste sentido, é prevista para ocorrer ainda este ano a construção do Instituto de Medicina Legal e do Complexo de Polícia Técnico-Científica. Neste cenário, cabe ao poder público municipal efetivamente desempenhar seu papel, investindo em infraestrutura e valorizando a Guarda Municipal. Para Caruaru alcançar plenos índices de segurança, é necessária a participação de todos.