ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sábado, 31 de maio de 2014

“POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO SUPERDOSE VISANDO COIBIR A VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIOS IRREGULARES”.








A Polícia Federal em Pernambuco através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE – deflagrou ontem, sexta-feira, dia 30.05.2014, por volta das 8h, a Operação SUPERDOSE com o objetivo de cumprir 8 (oito) mandados de busca e apreensão, sendo 4 (quatro) em imóveis residenciais e 4 (quatro) em estabelecimentos comerciais (farmácias). A ação conta com o apoio da APEVISA - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária que é responsável pela fiscalização desses medicamentos comercializados nas farmácias.

As investigações que tiveram início há 02 meses e originaram-se a partir de informações chegadas à Polícia Federal, dando conta da existência da venda irregular/ilegal de medicamentos controlados. Levantamentos foram feitos e evoluíram, dando conta de que um suspeito estaria se aproveitando da licença de funcionamento da farmácia de seu irmão para adquirir tais medicamentos com a intenção de serem comercializados e repassados para pessoas físicas bem como farmácias que não tinham autorização para a venda.

Os bairros onde ficam localizadas essas farmácias que foram alvos de busca e apreensão foram: Torreão, San Martin, Camaragibe e Jardim atlântico. Nas buscas foi encontrada grande quantidade de medicamentos de uso controlado que tem sua venda permitida apenas com retenção de receita médica, remédios destinados a órgãos públicos e medicamentos sem registro no Brasil. Durante a operação 04 (quatro) pessoas foram presas e autuadas em flagrante em virtude de ficar constatada a existência de medicamentos controlados desprovidos de autorização legal para compra e venda sendo autuados em flagrante de acordo com o seu grau de participação por:

(1) Tráfico de drogas (artigo 33 Lei 11.343/06): Penas de 5 a 15 anos de reclusão;

(2) Posse de medicamentos controlados sem a devida documentação legal ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar – (Artigo 273, § 1º do Código Penal) - Penas 10 a 15 anos;

A APEVISA constatou a existência de medicamentos proscrito no Brasil tais como PRAMIlL, DIGRAM, fabricados no Paraguai, ambos para disfunção erétil, bem como medicamentos controlados de diversas marcas sendo comercializados, transportados ou armazenados em uma residência em desacordo com a norma vigente.

Todos os medicamentos foram apreendidos pela Polícia Federal e serão encaminhados mediante termo próprio para a APEVISA, elaborando os laudos de constatação relativos a medicamentos com repercussão criminal, a qual procederá à autuação dos estabelecimentos, através de Auto de Infração gerando processo sanitário com penalidades financeiras que variam de dois a mil reais a um milhão e meio de reais. Três farmácias foram autuadas e uma quarta foi interditada (San Martin) por não ter licença da vigilância sanitária, autorização de funcionamento da ANVISA e nem possuir farmacêutico.