ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

“POLÍCIA FEDERAL EM CONJUNTO COM A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL/PE DEFLAGRA A SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO TREVO”

Segunda fase da Operação Trevo acontece nesta sexta-feira (21), em Pernambuco (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Segunda fase da Operação Trevo acontece nesta sexta-feira (21), em Pernambuco (Foto: Kety Marinho / TV Globo)

Recife/PE – A Polícia Federal em Pernambuco em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, com apoio da Polícia Civil, deflagrou na manhã de hoje (21) a segunda fase da “Operação Trevo” que, no dia 12.11.2014, desarticulou uma organização que agia em 13 estados da federação em atividades que se estendiam desde a prática do jogo do bicho e máquinas caça-níqueis até a emissão de bilhetes de loteria, disfarçados como títulos de capitalização.

Nesta segunda fase da operação, estão sendo empregados cerca de 160 policiais, entre federais e civis, que estão dando cumprimento a 43 Mandados de Busca e Apreensão em residências e estabelecimentos comerciais e 25 Conduções Coercitivas nos bairros de Peixinhos, Imbiribeira, Boa Viagem, Jaboatão, São José, Ibura, Jardim Brasil I e II, Bairro Nova Olinda, Casa Caiada, Espinheiro, Macaxeira, Piedade, Afogados, Timbi, Santo Antonio, Boa Vista, Rosarinho, Casa Amarela, perfazendo um total de 19 localidades. As buscas também estão acontecendo em 16 estabelecimentos comerciais como Banca Aliança, Aky Loterias, Banca Paraibana e Banca Sonho Real.

Os objetos apreendidos, além das pessoas conduzidas para prestarem depoimentos, serão encaminhados para a Polícia Federal, localizada no bairro do Recife Antigo, 321, bem como para o DEPATRI – Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais da Polícia Civil, localizado na Rua São Miguel, 268 em Afogados, onde serão colhidas as declarações das pessoas intimadas e contabilizado o material arrecadado, a fim de subsidiar as investigações que estão em andamento.

Será realizada entrevista coletiva às 10h (horário local) na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco, onde estarão presentes o Superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco, Delegado MARCELLO DINIZ CORDEIRO, o Secretário Executivo de Defesa Social, RODRIGO BASTOS DE FREITAS, e o Subchefe da Polícia Civil, Delegado ROMANO COSTA que trarão maiores detalhes e informações sobre as ações da segunda fase da operação Trevo.

ENTENDA O CASO: A Operação Trevo desarticulou uma organização criminosa que operava por meio de loterias estaduais, cujos valores arrecadados eram repassados a entidades filantrópicas de fachada, fazendo com que o dinheiro ilícito retornasse ao grupo, em procedimento suspeito, com fortes indícios de lavagem de dinheiro. Outro segmento do grupo, com sede no estado de São Paulo, era responsável pelo fornecimento de máquinas eletrônicas programáveis (caça-níqueis), tanto para Pernambuco como para outros estados e até para o exterior.

Outro ramo, ainda, figurava como instituição financeira seguradora de incontáveis bancas de jogo do bicho no nordeste, garantindo o pagamento dos prêmios e promovendo lavagem de dinheiro. O tronco principal da organização registrou uma movimentação financeira registrada em bilhões de reais e atuava tanto no jogo do bicho como a comercialização de bilhetes lotéricos ocultados em título de capitalização em sua modalidade popular, apropriando-se dos valores que deveriam ser destinados a instituições beneficentes ou revertidos em capitalização, obtendo vantagem ilícita em detrimento do povo.Os investigados podem responder pela prática dos delitos de contrabando, crime contra o Sistema Financeiro Nacional, contra a Economia Popular, jogo de azar e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas ultrapassam o limite de trinta anos.                                                                            


BALANÇO: Na fase anterior da operação foram cumpridos 15 Mandados de Prisão Preventiva em Pernambuco (apenas 01 está solto por determinação da justiça), 04 Mandados de Prisão Temporária (todos já soltos por determinação da justiça), 29 Mandados de Busca e Apreensão, apreensão de 2 milhões de reais, 360 mil dólares, sequestro de valores financeiros em conta bancárias na ordem de R$ 130 milhões de reais, bem como sequestro de 19 veículos de luxo e dos imóveis em nome dos investigados. Ao todo na Operação foram cumpridos 24 Mandados de Prisão Preventiva, 11 Mandados de Prisão Temporária, 61 Mandados de Busca e Apreensão.