ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

POLÍCIA FEDERAL EM PERNAMBUCO DESENCADEIA OPERAÇÃO “FAKE WORK”, COM DESMANTELAMENTO DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DE FRAUDADORES DE SEGURO DESEMPREGO E BOLSA-FAMÍLIA.


A Polícia Federal no Estado de Pernambuco deflagrou, nesta data (30/09/2013), operação policial conjunta com o Ministério do Trabalho e Emprego, com vistas a desarticular organização criminosa responsável por desvio de recursos federais destinados ao pagamento de seguro-desemprego e bolsa família.

As investigações se iniciaram há dois meses, após informações trazidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, noticiando falha no sistema informatizado, ao permitir a liberação de benefícios fraudulentos por meio de registros de números aleatórios de processos trabalhistas inexistentes, com a criação de falsos vínculos empregatícios.

Durante os trabalhos investigativos, verificou-se que a organização tinha atuação desde janeiro de 2012 no Sistema Nacional de Empregos (SINE) em Olinda/PE, sendo responsável pela liberação de, pelo menos, 1.463 benefícios fraudulentos, totalizando a fraude o montante aproximado de R$ 8.000.000,00 (oito milhões).

A equipe de policiais federais apurou, também, que o líder da organização criminosa se apresentava como policial federal, exibindo falsa carteira funcional e ostentando patrimônio obtido por meio da fraude.

Estão sendo cumpridos 09 (nove) mandados de busca e apreensão, 02 (dois) de prisão preventiva, 06 (seis) de prisão temporária e 02 (dois) de condução coercitiva. Como resultado do emprego de ação controlada financeira, no intuito de buscar o ressarcimento ao Erário, a Polícia Federal cumpriu ainda mandados de sequestro de bens. Valores em espécie também foram bloqueados nesta manhã em contas bancárias, resultando na apreensão de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) desviados pela organização criminosa.

Os investigados foram indiciados como incursos nos crimes de corrupção ativa (art. 333 do Código Penal Brasileiro) ou passiva (art. 333 do CPB); peculato (art. 313 A do CPB); organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei n. º 9.613/1998), cujas penas somadas podem ultrapassar 30 (trinta) anos de prisão.

Entrevista coletiva será realizada hoje, às 10hs na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco, situada na avenida Cais do Apolo, 321, bairro do Recife Antigo onde serão dados maiores detalhes sobre o esquema criminosa e a participação de todos os integrantes da quadrilha.


Fake Work faz alusão a criação de vínculos empregatícios falsos que era como a quadrilha atuava aplicando os seus golpes.