ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

“POLÍCIA FEDERAL/PE REALIZA A MAIOR APREENSÃO DE MACONHA DO ANO EM RECIFE/PE (381 KG) E PRENDE TRÊS SUSPEITO POR TRÁFICO DE DROGAS”.












A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na noite de ontem, dia 22/10/2014, por volta das 23h, ARISTIDES MOREIRA DA SILVA NETO, 34 anos, caminhoneiro, casado, natural de Goiânia/GO e residente no Bairro de Rio Formoso-Goiânia/GO- (não possui antecedentes criminais), XARLISTON ISTOESTON FIRMINO DE ANDRADE, 30 anos, mecânico, casado, natural de Carpina/PE e residente no bairro de Guadalajara-Paudalho/PE – (possui antecedentes criminais – já foi preso em 2011 por tráfico de drogas e condenado a 5 anos e 5 meses – havia saído da Penitenciária Agrícola de Itamaracá – PAI na última sexta-feira,17/10/2014 e estava em liberdade condicional) e CARLOS EDUARDO GOMES DALTRO, 27 anos – sem maiores detalhes de sua identificação porque no momento de sua prisão não apresentou nenhum tipo de documento – (encontra-se no Hospital da Restauração em estado estável após ter passado por uma cirurgia para reconstrução de uma artéria da perna).

As prisões aconteceram em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, visando reprimir o tráfico de drogas em Pernambuco, tais averiguações evoluíram e deram conta de que um suspeito estaria para efetuar a entrega de um carregamento de grande quantidade de maconha e estaria se dirigindo para a cidade de Paudalho/PE. Diante dessas informações bem como das características físicas do suspeito foram montadas equipes de policiais federais que se deslocaram até alguns pontos estratégicos que dão acesso à cidade de Paudalho/PE no intuito de localizar, identificar e prender o possível suspeito.

A ação teve seu desfecho final quando os federais localizaram um veículo Ford F350 estacionada num posto de combustível próximo à Arena Pernambuco com as mesmas características apontada na investigação, e embora a placa fosse de caruaru o suspeito tinha um sotaque muito forte típico de pessoas da região centro-oeste e também mostrava desconhecer a região motivo pela qual, resolveram abordá-lo, e ao ser entrevistado não soube explicar as razões de ter vindo para Pernambuco, sendo natural de Goiânia/GO e não dando detalhes sobre o veículo com placa de Caruaru/PE. Foi feita uma vistoria e busca minuciosa no veículo onde ficou constatada a presença de um compartimento falso sob o lastro da carroceria onde poderia ser visto vários tabletes prensados com fita adesiva de maconha, cujo peso bruto totalizou 387 Kg (trezentos e oitenta e sete quilos de maconha) a maior apreensão em Recife/PE realizada pela Polícia Federal este ano de 2014.

Na sequência o telefone do suspeito começou a tocar e ficou evidenciado que se tratava da pessoa que iria recepcionar a droga em Paudalho/PE, um mensagem foi enviada informando a localidade onde estava enquanto que a equipe de policiais se posicionou em ponto estratégico visando aguardar a chegada do recebedor da droga. Neste instante chegou uma moto com dois ocupantes (XARLISTON e CARLOS) que ao perceber a presença dos policiais empreenderam fuga mesmo recebendo voz de comando para parar e foi percebido que o carona trazia algo em sua mão apontando para a direção dos federais não podendo ser identificado pela baixa luminosidade, motivo pelo qual foram disparados alguns tiros na tentativa de atingir os pneus da moto para fazê-los parar. Ao empreender fuga o carona da moto se desiquilibrou e caiu sendo detido pela primeira equipe e constatou-se que estava com um tiro na perna, enquanto que a outra equipe veio encontrar o segundo suspeito deitado na pista alguns metros adiante também com um tiro na perna.

Ao perceber os ferimentos nas pernas de ambos os suspeito, os policiais federais de pronto acionaram o SAMU imediatamente e os dois foram levados para o Hospital da Restauração (CARLOS- ainda encontra-se no Hospital da Restauração em estado estável após ter passado por uma cirurgia para reconstrução de uma artéria da perna) e Hospital Getúlio Vargas (XARLISTON – já recebeu alta e foi encaminhado para a enfermaria do COTEL) para os procedimentos médicos.

Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos os presos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e levados para a Sede da Polícia Federal ARISTIDES e XARLISTON no Cais do Apolo, onde acabaram sendo autuado por tráfico de entorpecentes (artigo 33, 35 e 40 da Lei 11.343/06) e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão.

Após as praxes processuais os dois presos foram submetidos a exame de corpo de delito no IML-Instituto Médico Legal e em seguida recambiados para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficarão à disposição da Justiça Estadual/PE. Após receber alta CARLOS também será autuado em flagrante e encaminho para o COTEL. Além da droga, do veículo e da moto, também foram apreendidos 06 (seis) aparelhos celulares e 01 (um) caderno contendo várias anotações do tráfico. 

Em seu interrogatório ARISTIDES informou que recebeu uma proposta para transportar a caminhonete com placas de Caruaru/PE de uma pessoa a qual não revelou maiores detalhes e apesar de desconfiar não sabia que estava transportado drogas. Quando chegasse em Paudalho/PE que fizesse a entrega iria a ganhar a quantia de R$ 8.000,000 (oito mil) reais. Pela forma de apresentação a droga é oriunda do Paraguai. Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos locais de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.


·         Em 2013 a PF apreendeu 2.327Kg de maconha, 378 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína pura e prendeu 45 pessoas por envolvimento como o tráfico de drogas;

·         Está é a 27ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco. Até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg de pasta base de cocaína,11,8Kg de crack, 4.900Kg de maconha, 5,8Kg de haxixe e 43Kg de cocaína pura, 9.000 comprimidos de Artane, tendo sido presas 31 pessoas e 01 menor por envolvimento com o tráfico de drogas;