ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

“POLÍCIA FEDERAL/PE REALIZA APREENSÃO DE 20,8KG DE MACONHA EM OLINDA E PRENDE DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS”.






A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na tarde do dia 30/10/2014, por volta das 17h, WAGNER DA SILVA CRUZ, 23 anos, vendedor, solteiro, natural de Olinda/PE e residente no bairro de Ouro Preto-Olinda/PE- (não possui antecedentes criminais) e RAPHAEL JOSE LOPES DO NASCIMENTO, 26 anos, vendedor, natural de Paulista/PE e residente no bairro de Peixinhos-Olinda/PE – (possui antecedentes criminais - responde a um processo por homicídio no qual alega ter praticado em legitima-defesa);

As prisões aconteceram em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE com vistas a reprimir o tráfico de drogas, as quais deram conta de que um veículo táxi Meriva de Placas KHN 9167, estaria transportando uma certa quantidade de maconha do bairro de Marinha Farinha-Paulista/PE indo para o bairro de Peixinhos-Olinda/PE. De posse dessas informações foram montadas duas equipes de policiais que empreenderam diligências no sentido de localizar o veículo taxi suspeito de estar transportando o material entorpecente, objetivando identificar e prender os possíveis traficantes.

A ação teve seu desfecho final quando o veículo foi localizado nas imediações do bairro dos Bultrins/PE, conduzido por RAPHAEL e que estava na companhia de WAGNER, o qual foi imediatamente abordado pelos federais, tendo empreendido fuga ao perceberem os policiais em direção a Vila Popular-Olinda/PE, tendo mais adiante o veículo diminuído a velocidade e descido da viatura um dos suspeitos (WAGNER) que foi detido, enquanto que o outro (RAPHAEL) continuou dirigindo a viatura, sendo perseguido pelos federais. Logo adiante RAPHAEL também abandonou a viatura, fugindo a pé e escondendo-se numa casa, sendo momento depois, localizado e também preso.

Ao ser feita uma vistoria no banco de trás do veículo foram encontrados 23 tabletes de maconha que totalizou um peso bruto de 20,8Kg (vinte quilos e oitocentos) gramas de maconha. Antes de voltarem para a Polícia Federal WAGNER tentou subornar um dos policiais oferecendo para ele a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil) reais para ser liberado do flagrante, momento em que foi lhe informado que seria também autuado por corrupção ativa.

Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levados para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabaram sendo autuados por tráfico de drogas e associação (artigo 33 e 35 da Lei 11.343/06. (Pena: 2 a 20 anos de reclusão) e artigo 333 do Código Penal para Wagner por corrupção ativa. (Pena 2 a 12 anos de reclusão). Após as praxes processuais os presos foram submetidos a exame de corpo de delito no IML-Instituto Médico Legal e em seguida recambiado para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficarão à disposição da Justiça Estadual de Olinda/PE. Além da droga, também foram apreendidos 01 (um) aparelhos celular e 01(uma) passagem de ônibus.  

Em seus interrogatórios os presos usaram do seu direito constitucional de só falar em juízo, ou seja perante o Juiz. Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos locais de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

·         Em 2013 a PF apreendeu 2.327Kg de maconha, 378 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína pura e prendeu 45 pessoas por envolvimento como o tráfico de drogas;

·         Está é a 29ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco. Até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg de pasta base de cocaína,11,8Kg de crack, 4.921Kg de maconha, 30,5Kg de haxixe e 43Kg de cocaína pura, 9.000 comprimidos de Artane, tendo sido presas 33 pessoas e 01 menor por envolvimento com o tráfico de drogas;