ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA



A SILENCIOSA DOR DOS PEQUENINOS

Constantemente ouvimos notícias de abuso sexual contra crianças e infelizmente essa realidade tem sido perpetuada em todo o país. Nessa segunda-feira, mais um caso chocou a população, dessa vez na cidade de Recife – PE. O marido da proprietária de uma escola particular do bairro de Santo Amaro foi denunciado e é suspeito de cometer abusos sexuais contra crianças de 2 a 5 anos.

Uma das mães desconfiou do abuso, quando sua filha de dois anos começou a se queixar de dor na região genital. Após a mãe entrar em contato com outras mães de alunas da mesma escola, foi identificado que outras crianças apresentavam as mesmas queixas, com isso os pais procuraram o Conselho Tutelar para denunciar. O delegado Ademir Oliveira, responsável pelo caso, informou que ainda não se sabe há quanto tempo acontecia os abusos, porque a primeira criança a relatar foi muito recente e como todas as crianças são muito pequenas, elas não conseguem ter uma noção exata de tempo em seus relatos.

As crianças contaram que eram levadas para o primeiro andar da escola, onde ficava a casa da dona do estabelecimento e lá o homem cometia os abusos. A polícia civil investiga se havia participação da dona da escola nos crimes. Após serem ouvidas, as crianças foram encaminhadas para realizar o exame sexológico. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), que recebeu um total de oito denúncias até o presente momento. E nos perguntamos, até quando ouviremos que nossas crianças estão sendo violadas? Até quando teremos a dor silenciosa daqueles que mal sabem falar?

Precisamos de medidas urgentes que garantam a segurança de nossas crianças e a punição de criminosos. Um dos grandes problemas encontrados está na base, pois faltam subsídios centralizados que nos revelem com precisão, o quantitativo de abusos e as regiões mais afetadas. É muito difícil efetivar políticas públicas sem dados e estatísticas sobre a problemática em questão. É necessário que o poder público tenha um sistema exclusivo para monitoramento de abuso sexual infantil a exemplo do que ocorre em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Para a partir disso, as três esferas: Federal, Estadual e Municipal, trabalharem juntas no combate ao abuso infantil.