ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA 2ª FASE DA OPERAÇÃO GUARANY E PRENDE 03 LÍDERES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE ERAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA COMPRA, ARMAZENAMENTO, CONTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE PASTA BASE DE COCAÍNA EM PERNAMBUCO”.



 

A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, deflagrou ontem, dia 13.03.2015, por volta 7h da manhã, a 2ª fase da “Operação Guarany” que desarticulou uma das maiores quadrilhas responsáveis pela compra, armazenamento, contabilidade e distribuição de pasta base e maconha em Pernambuco oriunda dos Paraguai. A ação contou com um efetivo de 20 (vinte) Policiais Federais, distribuídos em 04(quatro) equipes, em virtude do cumprimento de 03 (três) Mandados de Prisão e 03 (três) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal. Na ocasião foram presos:

GILBERTO GUARANÁ DA SILVA FERREIRA, vulgo “gordo”, 36 anos, casado, natural de Paulista/PE, empresário e residente em Piedade-Jaboatão dos Guararapes/PE – (possui antecedentes criminais – já foi preso por tráfico de drogas).
v  É  O LÍDER DA QUADRILHA E PRINCIPAL RESPONSÁVEL EM ADQUIRIR MACONHA E PASTA BASE DE COCAÍNA ORIUNDA DO PARAGUAI PARA DISTRIBUIR EM PERNAMBUCO;

MAURICIO FLORENTINO MENDES FILHO, vulgo “mau mau”, 55 anos, casado, natural de Recife, vendedor e residente em Piedade-Jaboatão dos Guararapes/PE – (possui antecedentes criminais: já foi preso por 2 vezes em virtude de ter cometido um roubo em 2002 e em 2005 por corrupção, porte de arma de fogo e corrupção ativa).
v  BRAÇO OPERACIONAL DE GILBERTO E PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR FAZER A CONTABILIDADE DO TRÁFICO E DEPÓSITOS EM BANCOS COM O DINHEIRO QUE ERA ARRECADADO COM A VENDA DA DROGA.

AMARO ANDRE SOARES DE SIQUEIRA, vulgo “oião”, 21 anos, solteiro, natural de Recife/PE e residente no bairro de Boa Viagem/PE - (não possui antecedentes criminais).
v  BRAÇO OPERACIONAL DE GILBERTO E PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR FAZER A DISTRIBUIÇÃO E COBRANÇA DO DINHEIRO DA DROGA QUE ERA VENDIDA PARA VÁRIOS TRAFICANTES EM DIVERSOS PONTOS DE VENDA EM PERNAMBUCO.

Os presos foram indiciados pelos crimes contido nos artigos 33, caput, artigo 35 c/c artigo 40, inciso I, todos da Lei nº 11.343/2006 e artigo 2º da Lei nº12.850/2013 (tráfico, associação, tráfico internacional e por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa) -  e caso sejam condenados poderão pegar penas que ultrapassam os 30 anos de prisão.

Foram apreendidos: 07(sete) aparelhos celulares; 03(três) veículos – (Fiat Uno cinza, placas: OMF 1164 – Mitsubishi Pajero cinza, placas: KJZ 4182 e Chevrolet Onix branco, placas: OYN 5679); 01 (uma) moto honda vermelha, CB 300, placas: KGI 0529; R$ 2.600; 04 (quatro) cartões de banco, além de agendas que continham contatos e contabilidade do tráfico!Após as praxes processuais, os presos realizaram Exame de Corpo de Delito no IML - Instituto de Medicina Legal e logo após foram encaminhados para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

A operação teve o nome de “Guarany” em virtude de um trocadilho feito com o nome do líder da organização Gilberto Guaraná em razão dele comprar a droga no Paraguai que é considerada a terra dos GUARANIS.A droga quando chegava do Paraguai era sempre estocada num sítio que ficava localizado em Serinhaém/PE para depois seguir destino com o objetivo de ser repassada para outros pequenos traficantes que ficavam responsáveis em abastecer pontos de venda de droga em diversas localidades. COM A PRISÃO DOS PRINCIPAIS LÍDERES, A PF CONSIDERA DESARTICULADA ESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE ATUAVA NO ESTADO DE PERNAMBUCO ATRAVÉS DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES, PORÉM, OUTROS MANDADOS DE PRISÃO REFERENTE A TRAFICANTES DE MENOR PARTICIPAÇÃO DENTRO DESTA QUADRILHA AINDA PODERÃO ACONTECER!


RETROSPECTO

As três prisões de hoje, foram ensejadas em decorrência do prosseguimento das investigações que culminou com a prisão de 03 (três) suspeitos por tráfico de drogas no dia 30.03.2015 onde foram apreendidos cerca de 95Kg de pasta base de cocaína e apreendidos 03 (três) veículos: Um caminhão Volkswagen, de cor branca e placas MAC-2255, um Fiat Idea, de cor prata e placas PFA-6356 e uma Ford Ranger, cor branca, de placas PCM-9831, além de 12 (doze) aparelhos celulares, 01 (uma) agenda e a quantia de R$ 1.109,00 (mil cento e nove reais) e U$ 150 (cento e cinquenta) dólares americanos!

Na ocasião foram presos: SAMUEL ALVES MARTINS, brasileiro, casado, 36 anos, motorista,natural de Cascavel/PR e residente no bairro de Guarujá-Cascavel/PR – (possui antecedentes criminais – já foi preso por assalto com emprego de arma de fogo em 2005 e condenado a 7 anos e 8 meses de reclusão), ROSINALDO LOURENÇO PEREIRA DA SILVA, brasileiro, casado, 46 anos, vendedor, natural de Recife/PE e residente no bairro de Pau Amarelo-Paulista/PE - (não possui antecedentes criminais) e GEORGE HENRIQUE ALVES E SILVA, brasileiro, casado, 40 anos, comerciante, natural de Recife/PE e residente no bairro de Antares-Maceió/AL - (não possui antecedentes criminais).

Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

Esta é a 6ª ação contra o tráfico de drogas que a PF realiza em Pernambuco. Até agora foram presos 12(doze) homens por envolvimento com o tráfico e a quantidade de 409 Kg de maconha, 94,4Kg de pasta base de cocaína.


Em 2014 a PF em Pernambuco prendeu 52 (cinquenta e duas) pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas e apreendeu 2.220Kg (duas toneladas e duzentos e vinte quilos) de maconha; 144Kg (cento e quarenta e quatro) quilos de pasta base de cocaína; 12Kg (doze) quilos de crack; 31Kg (trinta e um) quilos de haxixe; 44Kg (quarenta e quatro) quilos de cocaína pura e 9.000 comprimidos de Artane;