Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

“POLÍCIA FEDERAL EM SALGUEIRO/PE JUNTAMENTE COM POLICIAIS MILITARES DE CABROBÓ, BELÉM DO SÃO FRANCISCO E DA BAHIA REALIZAM AÇÕES CONSTANTES DE ERRADICAÇÃO DE PLANTIOS DE MACONHA DENTRO DA OPERAÇÃO CÂNHAMO PARA EVITAR QUE OS TRAFICANTES ABASTEÇAM O MERCADO CONSUMIDOR NO NORDESTE”.








A Polícia Federal em Salgueiro/PE juntamente com Policiais Militares de Belém do São Francisco (1ª CIPM), Cabrobó (2ª CIPM), e da Bahia (RONDESP), vem promovendo ações constantes de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano e baiano com vistas a evitar que traficantes abasteçam o mercado consumidor de toda a região nordeste. As primeiras ações foram realizadas em três localidades no período de 10 a 15 de maio de 2016 nas localidades de Cachoeirinha (4 mil pés e 10 mil mudas) e Fazenda Gangorrinha (5 mil pés,10 mil mudas e 6Kg de maconha) em Cabrobó/PE e Várzea da Ema (50 mil pés) em Chorrochó/BA. Ao todo foram erradicados 60 mil pés de maconha que renderia aos traficantes 20 toneladas da droga. Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais 03 (três) pés de maconha equivalem em tese a aproximadamente 1(um) quilo da droga, logo se dividirmos 60 mil pés por 3 (três) teremos a quantidade de 20t (toneladas) de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes.

Também foram aprendidos 20 mil mudas (pequenos pés de maconha para serem plantados e colhidos no futuro) além e 6Kg de maconha já pronta para o consumo. Tais ações estão indo além das operações de erradicação de maconha que acontecem 4 vezes ao ano visando identificar os possíveis plantios que a operação não conseguiu atingir e para prender alguns cultivadores da droga haja vista que nas operações tais traficantes dificilmente ficam nos locais o que dificulta suas prisões visando desestimular a prática criminosa haja vista que tais agricultores podem correr o risco de perder suas propriedades quando são flagrados plantando maconha! Essas ações também acabam colaborando para que os presos possam apontar os verdadeiros financiadores dos plantios afim de que através de investigação policial eles também possam ser identificados e presos.

Em Várzea da Ema em Chorrochó/BA foram erradicados 50 mil pés de maconha e presos duas pessoas: MARCELO DA SILVA, (possui antecedentes criminais: Já foi preso por porte ilegal de armas), solteiro, 32 anos, agricultor, natural de São Paulo/SP e residente em Belém do São Francisco/PE e JOSE LAENSON DE JESUS, casado, 48 anos, agricultor, natural de Jeremoabo/BA e residente em Macurure/BA.

Após a prisão os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro onde foram autuados em flagrante pela prática contida no artigo 33, § 1º, II (semear ou cultivar sem autorização plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas) e caso sejam condenados poderão cumprir penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Ao término ambos fizeram exame do corpo de delito no IML e em seguida foram conduzidos para a Cadeia Pública de Salgueiro onde ficaram à disposição da Justiça Federal!