POUSADA DA PAIXÃO

POUSADA DA PAIXÃO

COMERCIAL JR

COMERCIAL JR

VIP

VIP

RC TECIDOS

RC TECIDOS

MANDACARU PERSONALIZAÇÃO

MANDACARU PERSONALIZAÇÃO

NORDESTE MOTOS

NORDESTE MOTOS

terça-feira, 1 de março de 2016

“POLÍCIA MILITAR PRENDE 03 SUSPEITOS DE ALAGOAS QUANDO ESTAVAM RETIRANDO DISPOSITIVO MALICIOSO DE TERMINAIS ELETRÔNICOS DA AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA EM BOM CONSELHO/PE








Policiais Militares, lotados no 9º BPM que fica localizado na cidade de Garanhuns/PE, prenderam no dia 28/02/2016, por volta das 14h, os seguintes suspeitos: LAELSON PEREIRA DA SILVA, brasileiro, vendedor, casado, 47 anos, natural de Viçosa/AL e residente em Arapiraca/AL-(possui antecedentes criminais: Já foi preso por 3 vezes na prática do mesmo crime em São Paulo, na Bahia e em Toritama), GIVANILDO VITAL DE ALMEIDA, brasileiro, comerciante, casado, 39 anos, natural de Lagoa da Canoa/AL e residente em Arapiraca/AL-(possui antecedentes criminais já foi preso em São Miguel dos Campos por estelionato), ALMIR JÚNIOR RODRIGUES DOS SANTOS, brasileiro, motorista, casado, 32 anos, natural de Arapiraca/AL e residente em Craibas/AL-(não possui antecedentes criminais)

As prisões aconteceram quando policiais militares lotados no 9º BPM receberam a informação da Caixa Econômica Federal de que alguns suspeitos haviam colocado nos terminais eletrônicos da agência de Bom Conselho/PE, dispositivos para retenção de envelopes com o objetivo de furtar as quantias em dinheiro ou cheques de que eram depositadas nos terminais. Também foi repassado para os policiais militares alguns vídeos dos suspeitos no momento em que eles saíram da agência com o objetivo de identificá-los com maior precisão! Os policiais foram orientados a ficarem esperando uma ligação do banco quando estes estivessem voltando para retirar os equipamentos!

A ação teve seu desfecho final quando por volta das 13 horas os policiais receberam novamente um contato da Caixa Econômica Federal informando que os bandidos estariam dentro da agência retirando os equipamentos, motivo pela qual se dirigiram imediatamente para a agência, porém as chegarem lá os assaltantes já havia se retirado da agência o que levou os militares a acionarem outra equipe com vistas a fazer barreiras na Região de Brejão, PE-218, com vistas a interceptar o veículo suspeito, fato este que veio a acontecer por volta das 14h com a retenção do veículo Gol, cor preta, de placas NLZ-6406 de Alagoas, ocupado por 3 pessoas com as mesmas característica das filmagens repassadas pelo banco.

No momento da abordagem um dos presos (LAELSON) tentou oferecer aos policiais a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) obtidas com o golpe aplicado nas pessoas, com o objetivo de serem liberados, proposta esta que não foi aceita, e quando foi perguntado sobre os dispositivos colocados no caixa foi informado que haviam jogado no matagal, os policiais ainda voltaram no local para tentar encontrá-los, porém, por ser de pequeno porte não localizaram. Além do veículo foram apreendidos, R$ 1.422,00 (mil quatrocentos e vinte e dois reais), 03 (três) aparelhos celulares, 01(uma) tesoura cirúrgica usada para retirar os envelopes, vestimentas utilizadas pelos suspeitos, além de 03 (três) cartões bancários.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo todo o material sido apreendido, os presos receberam voz de prisão em flagrante, foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Caruaru/PE, onde acabaram sendo autuados pela prática dos crimes contido no artigo 155 § 4, inciso IV, 304 e 333 todos do Código Penal (Furto qualificado mediante concurso de uma ou mais pessoas (pena: de 2 a 8 anos), corrupção ativa (Pena: 2 a 12 anos) e uso de documento falso-(pena: 2 a 8 anos). Casos sejam condenados poderão cumprir penas que variam 2 (dois) a 28 (vinte e oito) anos de reclusão, além de multa. Após a autuação, os presos foram levados para fazer Exame de Corpo de Delito no IML - Instituto de Medicina Legal e logo após foram encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru/PE onde ficarão à disposição da Justiça.

ALERTA DA POLÍCIA FEDERAL:

GOLPES QUE RETÉM O DINHEIRO NO DISPENSADOR DE NOTAS:

Os dispositivos são colocados nos terminais geralmente nos fins de semana, porque é nesse período em que as agências estão fechadas e fora do horário de expediente normal e com funcionamento restrito apenas dos terminais eletrônicos, o que levam tais criminosos a terem uma certa facilidade em colocar tais mecanismos fraudulentos nas máquinas com vista a enganar as pessoas. O golpe consiste na colocação de uma peça de alumínio com um fio dental amarrado afim de que ao ser feito um depósito ou pagamento com dinheiro ou cheque, o envelope fique preso e após a saída do cliente os bandidos possam voltar até a agência e retirar os valores contidos que foram depositados.

COMO SE PROTEGER:

As pessoas para ficarem atentas a este tipo de golpe “importado” do sudeste, principalmente quando utilizar qualquer terminal eletrônico nos finais de semana, prestando sempre atenção, nas características do local de entrada onde se insere o envelope, se ele não é diferente, possuindo algum fio estranho preso na composição do aparelho. Deve-se também tomar cuidado com movimentações de pessoas estranhas fora da agência em virtude dos bandidos quase sempre ficarem do lado de fora esperando as pessoas saírem, a fim de concluírem a ação, voltando para a agência para retirar o envelope com o dinheiro depositado dentro da máquina.

Caso se perceba que um terminal está com sinais de adulteração é importante ligar de dentro da agência para o SAC-Serviço de Apoio ao Consumidor, para a Polícia Militar através do número 190.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

Se o golpe acontecer durante o expediente bancário, o cliente deve procurar ajuda dos funcionários da agência, que geralmente estão uniformizados e com crachá e se for fora do expediente, devem ligar para os telefones de atendimento.
Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Caso esteja inoperante, não insira seu cartão;

Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos; Não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas;

Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança;

Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.);
Cuidado ao utilizar telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco;

Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.